Defesa Civil Estadual capacita agentes multiplicadores para minimização de desastres

Com as palestras e o aprimoramento, participantes poderão atuar em Belo Horizonte e em cidades do interior

imagem de destaque

A Defesa Civil Estadual conclui, nesta sexta-feira (6/10), a Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas, em andamento no município de Conceição do Mato Dentro, no Território Metropolitano.

O treinamento é realizado pelo Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). No processo, são realizadas palestras para que toda a equipe esteja fortalecida também nos âmbitos estadual e federal.

Aos participantes, o diretor de Ensino da Cedec, capitão João Luiz da Matta, destacou a importância do conteúdo abordado na capacitação. “Esta linha de debate visa fortalecer e discutir o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, a fim de capacitar os profissionais para os serviços prestados nos municípios da região, deixando-os aptos para o atendimento de resposta aos desastres”, disse.

Também participam da capacitação profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar, dos Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec), agentes de Defesa Civil, Guarda Municipal, voluntários, Anglo American e representantes municipais da região, incluindo Alvorada de Minas, Belo Horizonte, Diamantina, Dom Joaquim, Felício dos Santos, Jaboticatubas, Serro e Vespasiano.

Uma das instrutoras do curso, Larissa de Freitas reforça o aprimoramento profissional dos participantes nos três dias de capacitação. "Os participantes poderão compreender o que é um desastre, como atuar antes, durante e depois do mesmo, como elaborar um planejamento de contingência e estruturar uma coordenação de proteção em Defesa Civil”, ressaltou.

A capacitação conta com 51 discentes e contempla aulas sobre Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil; Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; Instalação e Operacionalização da Compdec; Mapeamento de Área de Risco; Fundamentos de Meteorologia e Mudanças Climáticas; Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas; Plano Estadual de Combate à Dengue; Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas; Plano de Contingência; Gestão de Recursos Naturais para Redução do Risco de Desastres; Abrigo Temporário: Gestão e Operacionalização; Sistemas de Monitoramento, Alerta e Alarme; Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID); e Transferência de Recursos do Governo Federal: Gestão e Utilização do Cartão da Defesa Civil.

Iniciativa

A ação representa mais uma iniciativa do órgão para a implantação do Programa Minas Mais Resiliente, programa governamental inspirado na campanha Cidades Resilientes da ONU, que tem por objetivo promover a resiliência das cidades mineiras aos desastres de qualquer natureza.

Para conhecer mais sobre a Campanha Construindo Cidades Resilientes, da ONU, acesse este link.