Defesa Civil de Minas Gerais promove capacitação de agentes regionais

Avaliação de ações realizadas e ajustes para ampliar e aprimorar atuação foram destaques de reunião com integrantes de todo estado

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Minas Gerais promoveu reunião de agentes regionais do estado na quarta-feira (27/12), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A pauta do encontro foi avaliação de ações realizadas e ajustes para ampliar e aprimorar atuação da Defesa Civil em todo território mineiro, além de atividade de capacitação direcionada aos agentes.

Coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia conduziu a reunião, que teve como principal objetivo alinhar estratégias, compartilhar conhecimentos e discutir os desafios enfrentados em diferentes regiões do estado.

Ele enfatizou a importância vital do trabalho conjunto entre a coordenadoria estadual e os agentes regionais, ressaltando que são eles o braço operacional da Defesa Civil em suas respectivas localidades.

Durante o encontro, foram abordados diversos temas como segurança de barragens e importância da comunicação eficiente para alcance das metas e do serviço de proteção de Defesa Civil.

A troca de experiências entre os participantes também foi ponto-chave, permitindo a análise de práticas bem-sucedidas em diferentes contextos, além do desenvolvimento de novas abordagens para situações emergenciais.

Resposta ágil

O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia reforçou a importância da prontidão e da capacitação contínua dos agentes regionais, além de destacar que a prevenção e a resposta ágil são fundamentais para minimizar danos em situações de risco.

Na avaliação do coordenador, o encontro evidencia o esforço conjunto e a dedicação das autoridades responsáveis pela Defesa Civil em Minas Gerais para fortalecer as estruturas de proteção e assistência em todo o estado. Ele também destacou a colaboração entre a coordenadoria estadual e os agentes regionais como essencial para garantir a segurança da população diante de possíveis adversidades.

A reunião reforçou, ainda, a missão da Defesa Civil que, por meio da união de esforços e cooperação entre agentes, é fundamental para a construção de uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar desafios emergenciais.