DEER divulga ações da Semana Nacional de Trânsito

Órgão celebra 30 anos de iniciativas para estimular mais segurança nas vias

DEER promove diversas ações em parceria com órgãos públicos e com a iniciativa privada

A Educação para o Trânsito, do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), comemora 30 anos de atuação neste mês de setembro. A data coincide com a Semana Nacional de Trânsito e, para celebrar este marco, o setor promove diversas ações em parceria com órgãos públicos e com a iniciativa privada.

Para o dia 12/9, está programado o seminário “No Trânsito, o Sentido é a Vida – 30 anos da Educação para o Trânsito” e o lançamento, junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), de selo alusivo ao 30º aniversário.

Na semana seguinte, nos dias 18 e 19/9, outro seminário vai abordar o tema, dando enfoque a todas as violências passíveis de prevenção e aos desafios e inovações no trânsito. O evento acontece no auditório do DEER/MG, em Belo Horizonte, e será realizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram).

Já no dia 24/9, haverá reunião ordinária da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, com o debate “De quem é a responsabilidade da educação para o trânsito?”. A reunião vai contar com a presença de representantes do poder público e da iniciativa privada, além de deputados, servidores do DEER/MG, Detran/MG, educadores, entre outros.

Durante todo o mês de setembro, outras ações estão programadas, entre elas a campanha "Semáforo Legal: no trânsito o sentido é a vida", desenvolvida em todo o estado de Minas Gerais. Além disso, serão realizadas ações educativas como blitze, teatros, transitolândias, Feira de Ciência, Tecnologia, Cultura e Educação em Segurança no Trânsito (3º Fecitran), entre outras ações (confira a programação completa).

Três décadas

Muito antes do surgimento da Lei 9.503, de 24 de setembro de 1997, que determina que os componentes do Sistema Nacional de Trânsito devem garantir aos cidadãos um trânsito em condições seguras, o DEER/MG já contava com uma estrutura fixa, pioneira no Brasil, que cuidava do tema.

Em 1989 surgiu o Programa SOS Trânsito, que tinha a responsabilidade de criar e realizar ações, com objetivo principal de incentivar um comportamento mais seguro nas vias, voltado para os mais variados públicos e em todas as regiões do estado.

Nessas três décadas, o setor contabiliza mais de 27.850 ações educativas e quase nove milhões de pessoas orientadas/educadas, o que corresponde à população do estado de Pernambuco e de países como Israel, Áustria e Suíça.

A dedicação da equipe trouxe inúmeros reconhecimentos ao longo desse tempo, entre os quais o importante prêmio Volvo, concedido ao DEER/MG por três vezes.

A equipe atual da Educação para o Trânsito do DEER/MG reúne profissionais de diversas áreas. São psicólogos, educadores, pedagogos, jornalistas, relações públicas, servidores que sempre buscam conscientizar, informar e educar os usuários da via para comportamentos seguros, objetivando a redução de acidentes.

Programação semana nacional de trânsito 2019

• Seminário: No trânsito, o sentido é a vida - 30 anos da Educação para o Trânsito do DEER/MG
    Data: 12/9/2019
    Horário: 8h30 às 16h30
    Local: Auditório do DEER/MG
    Avenida dos Andradas, 1.120 – Centro – Belo Horizonte (MG)

• Seminário: Violências por causas externas
    Data: 18/9/2019: Suicídio e tentativa de suicídio: conceito, cenário epidemiológico e abordagem
    Data: 19/9/2019: Educação para o Trânsito: desafios e inovações
    Horário: 8h30 às 16h30
    Local: Auditório do DEER/MG
    Avenida dos Andradas, 1.120 – Centro – Belo Horizonte/MG

• 3ª Fecitran - Feira de Ciências, Tecnologia, Cultura e Educação em Segurança no Trânsito de Minas Gerais
    Data:
    18/9/2019
    Horário: 9 às 17h
    Local: Avenida Amazonas, 5.253 - Nova Suíça - Belo Horizonte/MG

• Reunião Ordinária da Comissão de Segurança Pública da ALMG
    Debate: “Segurança, mobilidade e educação para o trânsito: de quem é a responsabilidade?”
    Data: 24/9/2019
    Horário: 10 às 12h
    Local: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

• Campanha: "Semáforo Legal: no trânsito o sentido é a vida" (em toda Minas Gerais):

Ação educativa integrada com a seguinte proposta: ​

1ª Fase Verde: “Siga em frente com responsabilidade e segurança” – Comandos educativos nos moldes de blitze em todo o estado (dias 1 a 7/9/19);

2ª Fase Amarela: “Atenção Concentrada no Trânsito” - cada órgão, instituição e município será responsável por promover campanhas e ações educativas envolvendo o maior número possível de pessoas (dias 8 a 25/9/19);

3ª Fase Vermelha: “Assim como você, todos têm direito de ir e vir. Respeite a sinalização de Trânsito. Faça sua parte” - atuação mais efetiva e rigorosa dos órgãos que fiscalizam o trânsito.