DEER comemora 30 anos de Educação para o Trânsito

Nessas três décadas, departamento já orientou quase de 9 milhões de pessoas sobre comportamento seguro no trânsito

imagem de destaque
Principal debate do seminário discutiu a participação da mídia como parceira na divulgação de ações educativas
  • ícone de compartilhamento

Dentro das atividades da Semana Nacional de Trânsito 2019, o seminário “No Trânsito, o sentido é a vida”, realizado nesta quinta-feira (12/9), na sede do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), marcou as comemorações de 30 anos do setor de Educação para o Trânsito, do departamento, que, nessas três décadas, realizou 27.890 ações educativas, com 8,8 milhões de pessoas orientadas em todo o estado.

O evento discutiu políticas públicas e ações de educação no trânsito, além do papel da mídia como agente incentivador e estimulador de comportamentos mais adequados de motoristas e pedestres no trânsito.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, enfatizou a importância do papel educador do Estado (Crédito: Mario Chrispim/DEER)

O principal debate do seminário reuniu jornalistas e representantes da mídia, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos, e o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, para discutir a participação da mídia como parceira na divulgação de ações de educação para o trânsito.

Na abertura das discussões, foram apresentados alguns dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), demonstrando que no mundo morrem 1,3 milhão de pessoas por ano e 20 milhões ficam feridas no trânsito.

Além disso, os números mostram que o trânsito é a primeira causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos, principalmente nos países em desenvolvimento que concentram 90% das mortes, apesar de deterem apenas 50% da frota em comparação aos países desenvolvidos. A previsão é de que, até 2020, serão 2,5 milhões de mortes, ou seja, um número semelhante à população de Belo Horizonte.

Conscientização

Para o diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, a Educação para o Trânsito é de fundamental importância para melhorar esse cenário. “O elemento transformador das futuras gerações é a inclusão de uma disciplina voltada para o trânsito no currículo do ensino fundamental. As mídias sociais podem se tornar grandes aliadas e, complementar o papel pedagógico fora do ambiente escolar”, completou.

Opinião semelhante foi defendida pelo secretário Marco Aurélio Barcelos. “Precisamos reinventar o relacionamento do Estado no seu papel educador. Não há uma fórmula única a ser adotada em relação à educação para o trânsito. Uma estratégia utilizando o link da mídia precisa ser aprimorada e aprofundada, voltando-se para o aspecto humano, com o objetivo de perenizar um comportamento mais adequado no trânsito”, finalizou.

SOS Trânsito

Durante o evento, o DEER/MG também comemorou um marco na Educação para o Trânsito. Há 30 anos o departamento inovou e criou, de forma pioneira, o projeto SOS Trânsito. A iniciativa aconteceu oito anos antes de se tornar obrigatória, por lei, que todos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito tivessem em suas estruturas um setor de Educação para o Trânsito.

Para Rosely Fantoni, coordenadora de Educação para o Trânsito do DEER/MG, todo cidadão pode - e deve - transformar o seu comportamento no trânsito, com objetivo de celebrar a vida, a família e a comunidade. “Quando nos deslocamos em rodovias e centros urbanos, como pedestres ou motoristas, devemos sempre estar motivados em agir com segurança e dar exemplo para um trânsito mais seguro”, enfatiza.

O diretor de Fiscalização do DEER/MG, Anderson Tavares, lembrou que a Educação para o Trânsito deve ser alicerçada pelos pilares do respeito, da cortesia, da cooperação, da solidariedade e da responsabilidade. “Juntos, estes pilares constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento das pessoas no trânsito e, por isso, devem ser passados de geração em geração”, concluiu.

Na ocasião, os Correios lançaram um selo personalizado, que, além de possuir real valor de porte, é uma peça de coleção que registra e divulga este importante marco da história do DEER/MG.

Palestras

Ainda durante os trabalhos, palestras trataram de outros assuntos envolvendo a temática trânsito.

Com o tema “Inovação em mobilidade, uma saída em tempo de crise”, o especialista em marketing e transporte, Rogério Sganzerla, destacou que “a mobilidade urbana vem passando por uma série de transformações, com o surgimento de novas formas de deslocamento incorporadas à realidade e ao contexto das cidades, como o uso de patinetes e bicicletas. Uma perspectiva para o futuro será o uso de processos digitalizados, com base na inteligência artificial, para criar plataformas de mobilidade urbana nas cidades, adequadas às necessidades do usuário”.

Já a palestrante Edina Bonsucesso, falou sobre “Motivação e resiliência no trabalho”, e lembrou que “a sociedade só se desenvolve quando todas as habilidades individuais são valorizadas, para se alcançar o objetivo comum de colocar em prática as ações educativas”.

As atividades foram encerradas com a apresentação da companhia teatral Transitando em Aventuras no Trânsito.

Crédito: Divulgação/DEER

 



Últimas