Debate sobre soluções para políticas climáticas marca encerramento da Semana do Clima em Nova Iorque

Governo de Minas enfatiza compartilhamento de estratégias para uma parceria público-privada sustentável

  • ícone de compartilhamento

Renata Araújo / Semad

O Governo de Minas Gerais encerrou, nessa quarta-feira (21/9), o último compromisso na Semana do Clima, em Nova Iorque. Por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Estado concluiu sua participação direta com palestra da secretária Marília Melo, na mesa redonda "Destravando a cooperação nas Américas".

O objetivo do debate foi citar os desafios comuns entre governos na elaboração de políticas climáticas e destacar possíveis soluções a serem compartilhadas entre gestões, empresas e outros atores. Com isso, será possível permitir uma colaboração significativa e identificar áreas-alvo-chave para uma parceria público-privada duradoura e sustentável. 

Marília Melo ressaltou a importância de Minas Gerais ter fechado acordo com a Aliança para a Ação Climática (ACA Brasil) e com a Coalizão Under 2, que busca apoio para o desenvolvimento dos compromissos firmados pelo estado na campanha Raceto Zero. A iniciativa tem como objetivo zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. 

A secretária lembrou também que os compromissos firmados pelo Estado de Minas Gerais buscam alcançar as metas firmadas pelo Brasil no Acordo de Paris, que visa limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.  

“As alianças para Ação Climática são coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris”, frisou Marília. 

A representante do Governo de Minas ainda reforçou que alianças como a ACA e Under 2 “possibilitam a criação de plataformas abertas para a inserção e compartilhamento de dados entre os governos subnacionais, assim como estreitam os laços entre os signatários e viabilizam a troca de experiências exitosas e de ferramentas de inovação tecnológica para subsidiar a transição para economias de baixo carbono”. 

Vale lembrar que foi apresentado, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Projeto de Lei (PL) 3.966/2022, que institui a Política Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. A medida visa assegurar a contribuição do Estado no cumprimento de metas e de estratégias, sobretudo com ações de mitigação, de ecoeficiência e de adaptação, voltadas para a promoção de um desenvolvimento territorial resiliente ao clima e de baixo carbono. O documento foi assinado no fim de agosto por dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e por ambientalistas. 

A secretária da Semad, Marília Melo, e a chefe de gabinete da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Renata Maria de Araújo, seguem na Semana do Clima acompanhando diversas palestras até o próximo sábado (24/9). 
 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas