Curso qualifica inspetores em Boas Práticas de Fabricação de cosméticos e saneantes

Promovido em parceria entre SES e Anvisa, objetivo é aprimorar conhecimentos práticos necessários à atuação desses profissionais

O secretário Carlos Eduardo Amaral destacou a importância do alinhamento para a saúde pública estadual

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio de sua equipe de Vigilância Sanitária, em parceria com a Anvisa, realiza até a próxima sexta-feira (27/9), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o "Curso de qualificação e capacitação dos inspetores em boas práticas de fabricação de produtos cosméticos e de saneantes".

A ação tem como objetivo fornecer um conjunto de conhecimentos práticos necessários à atuação do inspetor em estabelecimentos fabricantes de cosméticos e de saneantes, como forma de garantir a qualidade, a eficácia e a uniformidade do processo de inspeção sanitária.

De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o curso demonstra os esforços para que o Estado seja melhor. “É fundamental a fiscalização executada nos municípios e, para isso, precisamos estar alinhados e caminhar juntos. A situação financeira ainda é difícil, mas estamos caminhando em prol da regularização da Saúde Pública estadual”, afirmou, na abertura da atividade na segunda-feira (23/9).

Crédito: Marcus Ferreira

Também presente no primeiro dia do curso, o superintendente de Vigilância Sanitária de Minas Gerais, Filipe Curzio Laguardia, enalteceu a importância da realização da capacitação para padronizar as inspeções realizadas no âmbito dos estabelecimentos fabricantes de cosméticos e de saneantes.

“A Vigilância Sanitária tem o grande desafio de fazer a regulação do setor de forma a proteger a população, e ao mesmo tempo, fortalecer o nosso setor produtivo. Esse desafio cai sobre nós, fiscais e, por isso, é necessário que qualifiquemos com frequência nossas ações, de modo que tenhamos sempre transparência em nossos procedimentos e trabalho”, explicou o superintendente.

A mesa de abertura contou, ainda, com a participação da coordenadora de Inspeção e Fiscalização de Cosméticos da Anvisa, Renata Patrícia de Araújo. Na oportunidade, ela comentou sobre a importância da parceria entre a SES e a Anvisa para a realização do curso, que contou com a inscrição de 180 inspetores sanitários de Minas Gerais, outros estados e da Anvisa.

“Essa iniciativa da Vigilância Sanitária de Minas Gerais na elaboração e proposição deste curso foi ao encontro da iniciativa da Anvisa em relação à capacitação dos demais agentes do sistema. Este curso é uma incrível oportunidade de alcançarmos um público maior e colher bons frutos. Esperamos trocar experiências e, com isso, colaborar com o crescimento de todos os profissionais aqui presentes”, avaliou a coordenadora.

Boas Práticas

Renata de Araújo também assumiu a missão de iniciar a programação do curso, com apresentação do cenário nacional das empresas em Boas Práticas de Fabricação (BPF). No começo dos trabalhos, segundo a coordenadora, "encontramos um cenário de muitas demandas no âmbito da fiscalização de cosméticos e saneantes, pois, até então, não era uma área muito conhecida neste setor de fiscalização", observou.

De acordo com Renata, desde 2016, a equipe buscou iniciativas para uma aproximação maior com as Vigilâncias de cada estado e, com isso, foi possível começar a obter melhores resultados. "Por esse motivo, a articulação entre as vigilâncias sanitárias locais é de extrema importância para, assim, desenvolver nosso trabalho de maneira eficaz”, afirmou.

• Para conhecer o cronograma dos demais dias do curso, clique aqui.