Curso de Gestão do Agronegócio da Uemg recebe nota máxima em guia especializado

Publicação avalia projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura

Reprodução / Uemg

Cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) foram avaliados, positivamente, pela quarta edição do Guia da Faculdade, parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. O curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, da Unidade Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, recebeu nota máxima. "Para os estudantes já matriculados, fica uma leitura de que estão em um curso com excelente qualidade e notoriedade. Para os futuros alunos, o indicador de que há um curso que recebeu nota máxima em todos os quesitos avaliados pelo guia", comemora o coordenador do tecnólogo em Gestão do Agronegócio, professor Elicardo Heber de Almeida Batista.

Ele enfatiza que todos que ingressaram a partir da aprovação do novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC), que ocorreu em 2021, estão envolvidos em projetos de extensão e que alguns também estão participando de projetos de pesquisa. Além disso, o professor Elicardo destaca que o Programa de Ensino em Monitoria Acadêmica (Pema) vem despertando interesse dos estudantes pelo ensino.

"A institucionalização da extensão universitária, somada à pesquisa e ao ensino, tem contribuído para distintos percursos formativos desses discentes. Outra informação relevante está no fato de que a maioria deles é contratada pelas empresas, após a realização do estágio obrigatório, antes mesmo da conclusão do curso", afirma.

Atuação

O tecnólogo em Gestão do Agronegócio foi criado em 2006 e, desde então, forma profissionais para a administração de propriedades e empresas rurais e os prepara para desenvolver processos, empreendimentos e estratégias de produção, assim como para executar políticas agrícolas que visam atender cadeias produtivas e para atuar na comercialização e logística de produtos agroindustriais.

Com duração de três anos, o curso é disponibilizado na modalidade presencial e permite aos seus egressos atuação em diferentes áreas, como empreendimentos rurais e agroindustriais, sindicatos rurais e empresas de agronegócio, cooperativas agropecuárias e empresas especializadas em logística de agronegócio, secretarias governamentais de agricultura, órgãos públicos e privados de fiscalização e de incentivo à produção agrícola, além de empresas de leilões e eventos rurais.

Outros 57 cursos de graduação da Uemg, entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo, presencial ou na modalidade de educação a distância (EAD), também se destacaram ao receber a nota quatro.

Cerca de 10 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro atuaram como voluntários para o Guia da Faculdade, avaliando cursos de graduação de todo o Brasil. Eles examinaram as qualidades dos projetos pedagógicos, dos corpos docentes e das infraestruturas. Cada curso foi distribuído para seis avaliadores, de acordo com suas áreas de formação e regiões onde trabalham.