Curso busca maior empregabilidade em Minas

Capacitação prioriza a inserção do jovem em vulnerabilidade social no mercado de trabalho

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) iniciou  nesta terça-feira (7/5), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, capacitação do programa “Qualifica-se”, direcionada a gestores e técnicos dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Ao todo, serão beneficiados 53 agentes públicos dos Sine e da assistência social de 21 municípios mineiros, no treinamento com duração de três dias.

Com o tema “Competências profissionais e sociais para o trabalhador”, a intenção é preparar instrutores para atendimento a demandas de emprego no interior e região metropolitana. Com isso, estão entre os principais assuntos a “contextualização do mercado de trabalho e comportamento empreendedor”. 

As aulas serão ministradas por técnicos da Sedese, do Sebrae, Senac e palestrantes parceiros da área da Psicologia, Pedagogia e Coaching profissional. O evento, realizado pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego da Sedese, foi aberto pela chefe de gabinete da secretaria, Gabriela Gervason Reis.

O subsecretário de Trabalho e Emprego, Raphael Vasconcelos, explica que a capacitação é uma oportunidade para os municípios se atualizarem, propiciando um ambiente com mais vagas preenchidas. “É importante que os municípios mineiros estejam preparados para garantir a inserção no mercado de trabalho, especialmente dos jovens em situação de vulnerabilidade social ”, afirma.

Ainda de acordo com o subsecretário, o fomento ao empreendedorismo também é uma forma de estimular talentos para a geração de emprego e renda local.

Outras iniciativas

A Sedese tem ampliado a empregabilidade de trabalhadores nos 133 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) por meio do programa “Busca Ativa de vagas”. A ferramenta faz o cruzamento de dados, viabilizando a ampliação e captação de oportunidades de emprego e a intermediação de mão de obra. 

O programa “Qualifica-se” é uma iniciativa para promover cursos, palestras, orientação profissional, para os trabalhadores, prioritariamente jovens, que buscam os serviços oferecidos nas unidades do Sine, Cras e Creas. A ação atende, ainda, outros setores públicos que prestam serviços no âmbito das políticas de trabalho, emprego e renda para a inserção e ou recolocação no mercado de trabalho.



Últimas