Copasa se associa ao Trata Brasil para avançar na universalização do saneamento em Minas Gerais

O índice atual de esgoto coletado e tratado pela companhia está em quase 80%, e a meta é chegar a 90%

  • ícone de compartilhamento

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Instituto Trata Brasil assinaram neste mês um termo de associação com o intuito de desenvolver novas ações e soluções para avançar na universalização do saneamento até 2033. As metas do Novo Marco Legal do Saneamento determinam que, em dez anos, o país alcance o índice de 99% de cobertura de água tratada e 90% de esgoto coletado e tratado.

Nos municípios mineiros onde a Copasa detém a concessão, o fornecimento de água tratada já ultrapassou a meta da nova legislação, atingindo o índice de 99,6%. Os esforços da companhia agora são nas obras de esgotamento, que ainda precisam avançar para a universalização. O índice atual de esgoto coletado e tratado pela Copasa está em quase 80%, ou seja, 10% a menos do que determina o Novo Marco.

Diante desse desafio, o presidente da Copasa, Guilherme Duarte, destacou os recursos recordes que a empresa vem investindo para avançar no saneamento e ressaltou que essa associação com o Instituto vem para somar os esforços. “É muito importante para a companhia ter como aliado o Trata Brasil. Essa associação é mais uma demonstração da união de esforços para garantirmos ao cliente da Copasa serviços eficientes e de qualidade. Em termos de obras também estamos com uma perspectiva muito boa para que a companhia atinja a universalização dos seus serviços dentro do que o Novo Marco preconiza. Nos últimos meses, passamos de 72% para quase 80%, o que demostra uma evolução muito grande em pouco tempo”, afirmou.

A presidente do Trata Brasil, Luana Pretto, reconheceu a estrutura de governança da Copasa que, segundo ela, possui um histórico com excelentes evoluções e perspectivas de universalização em relação ao saneamento. “Essa associação é fundamental para buscar soluções, produzir conteúdo e garantir que a população seja beneficiada com esses serviços, que promovem o desenvolvimento econômico e social tanto do Estado quanto do país como um todo. A gente acredita que o saneamento é uma força motriz de transformação social aonde ele chega e, com essa união de esforços, pretendemos então conscientizar a população a respeito da importância do acesso e promover formas de engajamento e fortalecimento do tema para que as metas do Novo Marco Legal sejam atingidas”, completou.

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento e na proteção dos recursos hídricos do país. Desenvolve projetos em comunidades vulneráveis ao saneamento básico e onde a falta de água e o contato diário com os esgotos ao céu aberto fazem parte da realidade das famílias. Dentro do escopo de trabalho há três eixos de atuação: “Água e Cidadania pela Vida”; “Trata Brasil na Comunidade”; e “Apoio ao Saneamento Rural e em Áreas Isoladas”. 



Últimas