Copasa realiza palestra sobre reciclagem para mais de cem estudantes em Indianópolis

Encontro faz parte do cronograma de atividades do Programa Chuá

  • ícone de compartilhamento

Dando continuidade às atividades do Programa Chuá, que visa a educação sanitária e ambiental, a Copasa promoveu nesta quinta-feira (4/5) um debate interativo com os cerca de 120 estudantes da Escola Municipal José Barbosa de Miranda, na comunidade do Angico, em Indianópolis, no Triângulo Mineiro.  

Copasa / Divulgação

A iniciativa discutiu sobre a importância da reciclagem de óleo de cozinha. O assistente socioambiental Fauster Bernardes explicou que o produto, depois de usado, pode ser transformado em sabão, tintas, biodiesel, dentre outros materiais, e que o reaproveitamento favorece a despoluição do meio ambiente.  

“A reciclagem é um dos pilares que subsidiam um futuro mais sustentável, por isso, ensinar sobre reciclagem do óleo é uma forma de despertar nos estudantes o desejo por repensar as atitudes em relação à exploração dos recursos naturais e reduzir a poluição do meio ambiente”, destacou Fauster, informando que o próximo passo é mostrar na prática a transformação do óleo em sabão.  

Na oportunidade também foram debatidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um apelo global da Organização das Nações Unidas (ONU) à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

Maria Rosângela, diretora da escola, classificou a mobilização da Copasa como “importantíssima”. “No dia a dia nós também falamos sobre meio ambiente, mas quando o assunto é trazido por pessoas diferentes, há um outro olhar sobre a questão. Estar todo ano fazendo ações sobre o tema faz com que nos envolvamos ainda mais. Nós, seres humanos, devemos nos preocupar com o meio ambiente, porque, se o destruirmos, estaremos prejudicando a nós mesmos, e é essencial que os alunos saibam disso”, concluiu.

Ao longo do ano, a equipe socioambiental da Copasa promoverá outros encontros com a comunidade escolar de Indianópolis, com o objetivo de desenvolver debates e oficinas que estimulem a formação de adultos ambientalmente responsáveis.  

Programa Chuá 

O Programa Chuá Socioambiental, desenvolvido há mais 30 anos na Copasa, consiste em sensibilizar e conscientizar as comunidades onde está inserida e, mais especificamente, a comunidade escolar, sobre a relação entre a saúde e o saneamento, a partir da realização de palestras e visitas às estações de tratamento de água e esgoto nas diversas localidades onde a empresa presta serviços. 



Últimas