Copasa participa de assinatura de acordo para aplicação de fertilizante orgânico

Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH passará a integrar projeto que transforma lodo das ETEs em fertilezante

A Copasa vai participar nesta terça-feira (23/04), no Zoológico de Belo Horizonte, com a Transplantar Tree, da cerimônia que irá formalizar a entrada da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH (FPMZBH) no acordo para aplicação do fertilizante orgânico, insumo resultante da transformação do lodo produzido pelo esgoto tratado, na produção e plantio de mudas, que visa contribuir para a recuperação de áreas degradas.

A Copasa e a Transplantar Tree possuem o Acordo de Parceria, desde junho de 2022, no projeto que usa um processo chamado compost barn. Nele, resíduos vegetais, como aqueles provenientes de podas de árvores, são misturados com a terra e formam uma espécie de cama de matéria orgânica para o descanso de gado. Quando esses animais - mantidos em um ambiente confortável - defecam e urinam, o solo vai se transformando em um pré composto. Posteriormente, o produto é misturado ao biossólido proveniente do tratamento de esgoto, que também é rico em matéria orgânica, para ser usado como fertilizante.

Desse modo, o processo combina a compostagem de resíduos vegetais com a criação de gado de forma sustentável e em conformidade com parâmetros sanitários, e promove tratamento e destinação adequados do lodo das estações de tratamento de esgoto. Vale destacar ainda que, além de fornecer matéria orgânica para o solo, a transformação do lodo em insumo agrícola evita a liberação de gás carbônico na atmosfera, diminuindo a emissão dos gases que causam o efeito estufa.

Outros ganhos são a redução dos custos com o transporte para disposição final do lodo e aumento da vida útil dos aterros sanitários. A Copasa opera atualmente mais de 200 estações de tratamento de esgoto. Só na Região Metropolitana de Belo Horizonte são produzidas mais de 250 toneladas de lodo desidratado por dia.

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZBH) administra mais de 10 milhões de metros quadrados de áreas verdes, ricas em fauna e flora. A produção e plantio de mudas são essenciais para a manutenção dessa biodiversidade. Por isso, é uma parte importante a ser integrado a esse acordo de parceria, que já conta com a Copasa e a Transplantar Tree, para a comprovação da eficiência do fertilizante produzido