Copasa celebrará Dia Mundial da Água com ações em diversas cidades

Atividades vão de palestras em instituições de ensino à realização de blitz de trânsito

A Copasa criou programação especial, desta quinta-feira até 31/3, para celebrar o Dia Mundial da Água em 2023.

O cronograma conta com palestras em escolas (municipais, estaduais e da rede particular) com apresentações que explicam e detalham como funciona o tratamento de água, de esgoto, de que maneira o saneamento básico contribui para o desenvolvimento socioeconômico de um município e a importância de utilizar corretamente o sistema de esgotamento sanitário, não lançando lixo e gordura em ralos de pias e vasos sanitários.

Estudantes também serão levados para conhecer as nascentes que originaram as captações que a empresa utiliza para abastecer os municípios e Estações de Tratamento de Água (ETA) - complexas e modernas estruturas empregadas para garantir que água de qualidade chegue à comunidade.

Neste ano, funcionários da  Copasa, alunos e professores estarão mobilizados na realização de blitze educativas pelas ruas de algumas cidades, também com o intuito de promover a conscientização sobre a importância da água entre motoristas e pedestres.

A programação será realizada nas cidades Bambuí, Perdizes, Patos de Minas, Matutina, Estrela do Sul, Tiros, Araxá, Santa Vitória, Varjão de Minas, Patos de Minas, Conquista e Carmo do Paranaíba.

Confira a agenda completa no site da companhia

Coleta

No sábado (18/3), equipe de voluntários da Copasa realiza mais uma edição do projeto “Adote Uma Nascente”, durante evento promovido pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e pela Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá (Comipa).

O programa, a partir das 8h, será coletar o lixo e limpar a área em que está localizada a nascente Francisco Duarte.

A mobilização será aberta ao público, e todos da comunidade que manifestarem interesse em participar poderão comparecer.

A parceria partiu de um ato solidário dos empregados com a finalidade de promover ações que contribuem para a sociedade e para a qualidade de vida da população a longo prazo.

O Programa de Voluntariado Corporativo da Copasa integra a Agenda ESG (sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa da Companhia) e tem como foco contribuir para o desenvolvimento social do território, em aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Encontro em Paracatu

Com a finalidade de estimular na população o senso de pertencimento à comunidade em que está inserida e assim incentivar os cuidados dos moradores com o meio ambiente ao seu redor, a Copasa fará, na sexta-feira (17/03), em Soares, distrito pertencente a Paracatu, no Noroeste de Minas, uma apresentação do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas da empresa.

Na oportunidade, serão expostos os objetivos, metodologia e benefícios do programa, citadas ações já desenvolvidas no município e explicada sua relação com a segurança hídrica das gerações atuais e futuras. Os participantes também serão estimulados a fazerem reflexões sobre a região em que vivem e atividades de proteção ambiental que poderiam ser desenvolvidas para garantir a perenidade da fauna e flora local.

O evento contará com o apoio da prefeitura e ainda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); da Polícia Militar de Meio Ambiente; e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), integrantes do Colmeia. Será promovido a partir das 19h na sede da Associação dos Soares, e será aberto ao público.

Sobre o Colmeia

O Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) de Paracatu é um grupo formado para avaliar a necessidade de cercamento de nascentes e reservas, viabilidade de adequação de estradas, possibilidade de plantio de mudas, demandas para construção de aceiros, curvas de nível e bolsões, entre outras questões que demandam a realização das atividades desenvolvidas pelo Pró-Mananciais.

Pró-Mananciais

Criado em 2017, o Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.

A iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. O Pró-Mananciais integra o ODS 15 que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda da biodiversidade.

Agenda ESG

O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.