Cooperação inédita vai atrair investimentos para Norte e Nordeste de Minas

União de autarquias do Estado vai transformar realidade de municípios que aguardam soluções para problemas econômicos e sociais

Minas Gerais vem se consolidando com um dos estados mais atrativos para receber investimentos em razão de uma série de medidas adotadas pelo Governo Romeu Zema, inclusive com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e outras simplificando processos e consolidando a confiança do empresariado. Para incrementar a atração de investimentos na área de abrangência do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), um acordo inédito de cooperação técnica com a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) foi formalizado nesta terça-feira (3/8), em Montes Claros.

Pela parceria, Idene e Indi vão integrar esforços, trocar informações e unificar atividades de desenvolvimento econômico e social para atração de investimentos. Entre uma série de ações previstas, haverá pelo Indi, capacitação e treinamento dos servidores do Idene, trabalho conjunto nas negociações para despertar e atrair empresas, mostrando as potencialidades da região. O acordo de cooperação técnica tem duração de 20 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses.

“Em 30 meses de Governo Romeu Zema foi possível alcançar R$128 bilhões para novos empreendimentos ou para ampliar a capacidade dos que já existem em diversas áreas. O Indi está descentralizando a sua atuação e esse acordo de cooperação com o Idene vai ser fundamental a essa região”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Idene / DIvulgação

O subsecretário da Sede e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, destaca a União das Entidades como imprescindível ao desenvolvimento da região. Lembra, ainda, a importância da expansão da área da Sudene, integrando os municípios do Leste e assegurando que não vai haver retirada de recursos do Norte, mas traz fortalecimento. “Estarmos juntos com a Sede nessa empreitada de desenvolvimento econômico e social é fundamental, e essa união com o Indi e com a Adenor formalizada hoje vai trazer muitos ganhos à região”, observa Borges.

O diretor de Investimentos do Indi, Ronaldo Barquette, ressalta que a parceria dará "capilaridade ao trabalho de atração de investimentos produtivos e poderá aproveitar melhor as grandes oportunidades existentes”.

Assinaram o termo de cooperação Sede, Idene e Indi.

Atuação do Idene

O Idene trabalha uma série de projetos de desenvolvimento econômico e social, segurança hídrica e infraestrutura. Todos eles estão contidos no Plano de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais, lançado no mês de maio pelo governador Romeu Zema. O instituto integra 258 municípios das regiões Norte, vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, bem como alguns poucos municípios da região Central e do Noroeste do estado.

Protocolo

Também foi assinado protocolo preliminar de intenções entre Idene, Adenor e Fundação de Desenvolvimento, Científico e Tecnológico (Fundetec). O documento prevê uma parceria em que o Idene utilize o espaço do Centro de Tecnologia e Inovação em Energias Renováveis, no distrito industrial de Montes Claros, para capacitação em diversas áreas. Nesse protocolo assinaram o diretor-geral do Idene, Nilson Borges e o presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais, Alexandre Pires Ramos.

Força e União pelo Norte

A União das Entidades integra a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros, Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg/Regional Norte), Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (Codemc), Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas Gerais (Adenor), Sociedade Rural, Conselho de Veneráveis do Norte de Minas, Sindicato Rural, Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte de Minas, Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de Material Elétrico, Eletrônica e Similares do Norte de Minas, Sindicato das Indústrias de Vestuário do Norte de Minas, Sindicato das Indústrias da Panificação do Norte de Minas, e o Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Norte de Minas.