Convênio para captação de águas pluviais beneficia população de reserva indígena

Sistema irá captar água da chuva e abastecer a comunidade rural de Aldeia Prata 

  • ícone de compartilhamento

Convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), e o município de São João das Missões, no Norte de Minas, irá garantir a instalação de reservatórios para captação de águas pluviais em aldeia da zona rural.  

O sistema conta com mecanismo de armazenamento e distribuição de água e irá beneficiar cerca de cem pessoas na Aldeia Prata, na reserva indígena Xacriabá.  

A obra está sendo executada com recurso de R$360 mil via emenda parlamentar, por meio do convênio entre Semad, Defesa Civil estadual e prefeitura, que disponibilizou contrapartida de R$5 mil. 

O subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz, ressalta a importância de soluções alternativas que viabilizem o acesso à água para consumo humano, principalmente em regiões carentes de disponibilidade hídrica. 

“A execução desse projeto junto às residências rurais apresenta enormes ganhos socioambientais para os municípios, visto que os reservatórios permitem o reaproveitamento da água e combate a sua escassez, o que torna o uso uma atitude ecologicamente responsável e consciente”, frisou.  

Implantação

Equipe técnica da Subsecretaria de Saneamento da Semad realiza o acompanhamento das obras, entrega e instalação dos reservatórios de água. 

As instalações estão em andamento e a conclusão está prevista para 2024. 

O assessor de Projetos da Cedec-MG, José Ocimar de Andrade Júnior, detalha que o sistema contará com uma cisterna de polietileno com capacidade de 16 mil litros e ressalta o esforço para execução do projeto. 

"A Defesa Civil do Estado fica muito satisfeita ao ver que todo esforço no apoio técnico aos municípios é consolidado com essa execução. Nós atuamos na composição da proposta para a emenda parlamentar, realizando os trabalhos técnicos administrativos para que o município de São João das Missões fosse contemplado com esse recurso adicional ao seu orçamento. Hoje, esse esforço está sendo visto por toda a população", destaca. 

Qualidade de vida 

O coordenador da Defesa Civil municipal, Elson da Silva Souza, lembra que a comunidade passou por momentos difíceis em relação à falta d'água.  

"Esse projeto será de grande importância para a nossa comunidade, que passou por grande escassez de água. O reservatório será fundamental na captação da água da chuva", destacou. 

O prefeito Jair Xakriabá celebrou a união de esforços. "Quero aqui agradecer essa parceria e dizer da nossa gratidão. Por meio dessa soma de forças e desse projeto de captação de água nossas famílias carentes terão muito mais qualidade de vida", destacou. 

A moradora Natalina Silva lembra os tempos difíceis, mas vê uma vida melhor com acesso à água. "Passamos por muitas dificuldades aqui. Essa é uma ajuda tão grande que a gente só tem a agradecer. Vamos ter a oportunidade de ter água de qualidade, tratada e saudável", pontua. 
 



Últimas