Consórcio vence licitação para conclusão das obras do Hospital Regional de Governador Valadares

Unidade contará com 226 leitos; já o Hospital Regional de Teófilo Otoni teve novo edital publicado com redução de preço

O consórcio Construtor HR Governador Valadares apresentou a menor proposta de preço durante a sessão pública de leitura das propostas para a execução das obras do Hospital Regional de Governador Valadares. A abertura dos envelopes foi realizada na tarde desta quarta-feira (3/8), na sede do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem e Minas Gerais (DER-MG) e contou com a presença dos representantes de três empresas habilitadas durante análise documental.

O Consórcio HR Governador Valadares apresentou o menor valor global – R$ 83.203.259,69 – superando as propostas apresentadas pelo Consórcio Guimarães 02 (R$ 83.925.146,261) e pelo Consórcio KTM/LCL (R$ 100.978.489,33).

A escolha da nova empresa vai permitir a conclusão das obras da unidade, que contará com 226 leitos, sendo 176 de internação, 40 de UTI e dez de semi-intensivos. A obra tem um prazo estimado para conclusão de 24 meses a partir da ordem de início.

O Hospital Regional de Governador Valadares começou a ser construído em março de 2013, porém, as obras foram paralisadas três anos depois, em agosto de 2016, com aproximadamente 69% da construção já executada.

Hospital Regional de Teófilo Otoni

O Vale do Mucuri, em breve, também terá as obras de conclusão de seu hospital regional. O Governo de Minas Gerais havia publicado em 24/6 o edital de número 039/2022, onde o valor estimado da obra era de R$ 129,7 milhões. Porém, após a revisão de planilha de custos, divulgou no último sábado (30/7), no Diário Oficial do Estado, um novo edital de número 091/2022 para a conclusão da construção do Hospital Regional de Teófilo Otoni, com um montante menor, estimado em R$ 117,8 milhões. O novo custo estimado no novo edital representa mais de 9% a menos na referência de valores.

DER-MG/ Divulgação

A abertura das propostas foi reagendada para o dia 2/9, às 9h, na sede do DER-MG, em Belo Horizonte.

O hospital está em um terreno de 40 mil metros quadrados e terá 427 leitos, sendo 372 de internação, 30 UTI adulto e 25 leitos UTI neonatal, com possibilidade de expansões futuras. Com 50% da construção concluída, a obra foi paralisada em 2016. A retomada das obras tem previsão para em outubro de 2022. A conclusão está prevista para 24 meses após a ordem de reinício.

O novo hospital contribuirá na ampliação da oferta de serviços para atenção às necessidades de cirurgias eletivas e trará benefícios a toda região. Somente na microrregião de Teófilo Otoni/Malacacheta serão 11 municípios atendidos, representando 280 mil habitantes.

A conclusão dos dois hospitais regionais será viabilizada por meio dos recursos do Termo de Medidas de Reparação assinado com a Vale devido ao rompimento das barragens em Brumadinho. O Acordo Judicial visa reparar os danos decorrentes da tragédia, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.