Congresso aborda novas tecnologias no cultivo da palma e outras forrageiras

Planta ainda pouco utilizada oferece inúmeros benefícios para a pecuária

O VI Congresso de Palma e Outras Forrageiras para o Semiárido, realizado em conjunto com o Palmatech 2023 no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, reuniu centenas de pessoas em torno de novidades acerca do “alimento do futuro”.

O termo, um dos mais ouvidos nas palestras da programação, designa a planta, ainda pouco utilizada e que oferece inúmeros benefícios para a pecuária.
“O congresso reforça a importância da palma para o nosso estado como alternativa forrageira”, disse Trazilbo José de Paula Júnior, diretor de Operações Técnicas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)

“A iniciativa vem ganhando força com várias instituições participando desse movimento, o que tem sido muito importante. Nas conversas com os produtores, percebemos como a palma vem se concretizando na alimentação animal. Nós podemos perceber também em nossas diversas unidades demonstrativas como os produtores têm atendido a essa difusão de tecnologias”, acrescentou.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou o potencial da palma como solução para o semiárido. Durante sua fala, ele apontou a relação entre a cultura da palma e os próprios produtores rurais. Para o presidente, os dois são resilientes, têm imensa capacidade de crescimento, perpetuação, e, inclusive, são responsáveis pela sobrevivência de outras espécies e vem mostrando cada vez mais a importância do que fazem.

Representando a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Mário Borba, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, destacou o crescimento da cultura da palma desde que eventos voltados para o tema começaram a ser realizados, em 2004, no México. “Precisamos trazer tudo isso para o nosso semiárido. Saímos de 70, 80 toneladas de palma por hectare para chegarmos a 300, 400 e ainda podemos aumentar a quantidade com os tratos corretos”, explicou.

Desafios

Veterinário e consultor em Gestão de Recursos Humanos, Marcelo Cabral ministrou palestra sobre gestão de talentos e equipes de excelência em que destacou os desafios da capacitação de mão de obra no meio rural. Ele apontou alguns caminhos para contornar a situação.

O palestrante ressaltou a importância dos líderes e gestores serem exemplos do que a empresa prega. “Mostrar coerência entre o que se pede e o que se pratica contribui para motivar as equipes e manter os profissionais comprometidos com o trabalho. É bom investir na formação de lideranças. Capacitar e treinar gerentes, gestores e produtores é fundamental para fortalecer o agro”, recomendou.

Outros temas de palestras foram Estratégias de manejo de pastagens usando geoprocessamento; Consórcios de palma forrageira para a intensificação sustentável da produção de forragem; Comportamento de diferentes genótipos de palma no Semiárido mineiro; Pitaya - fruticultura das cactáceas; Forrageiras para o Semiárido e Cochonilhas de escama (Diaspis echinocacti) e do carmim (Dactylopius opuntiae) em palma forrageira: saiba mais sobre as pragas, danos e as alternativas de controle.

Inovação

O encontro contou ainda com Painel de inovação sobre a palma forrageira. José Farias Gomes Filho, do Sudene; Mário Henrique Melo e Lima, engenheiro agrônomo; Luiz Rodolfo Quaresma, gerente regional do Sistema Faemg Senar e Fabiano Dias de Souza, da empresa Laboremos, debateram inovações para a palma forrageira discutindo sobre maquinários, técnicas e o avanço da cultura por meio da Rede Palma, que teve seus trabalhos reiniciados nas últimas semanas por ocasião do Palmatech e VI Congresso da Palma e outras Forrageiras para o Semiárido.

A moderação do painel foi feita pela pesquisadora da Epamig Luciana Londe, que conduziu, ainda, um bate-papo com técnicos e pesquisadores que trabalham com a cultura.

Mais atividades

O dia ainda teve as palestras Palma forrageira como estratégia alimentar na produção de ruminantes, com Marcelo de Andrade Ferreira (UFRPE); Sistema de integração de lavoura, pecuária: caso de sucesso do Vale do Jequitinhonha, com Fredson Chaves (Embrapa); e Variedades e genética de palma forrageira, com Djalma Cordeiro (IPA). Fechando a programação, a chef Antonieta Pozas preparou receita de salada de palma com pequi frito.

O VI Congresso de Palma e Outras Forrageiras para o Semiárido e o Palmatech 2023 vão até sábado (21/10), em Montes Claros. Os eventos são organizados pelo Sistema Faemg Senar e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com apoio da Confederação da Agricultura e Peuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa/Senar-PB), Sicoob Crediminas e Banco do Nordeste.

Acompanhe mais em www.palmatech.com.br