Conferências Regionais de Assistência Social em Minas começam na quinta-feira

Reuniões vão contar com apoio das Regionais da Sedese e acontecem em 11 municípios mineiros

As Conferências Regionais de Assistência Social começam nesta quinta-feira (3/10) em 11 municípios-sede de Minas Gerais e se estendem até o dia 29 deste mês. Realizadas pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), os eventos regionais também são preparatórios para a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada em novembro, em Belo Horizonte.

As conferências vão contar com o apoio das 22 Regionais da Sedese e serão realizadas em Curvelo, Araçuaí, Divinópolis, Varginha, Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Paracatu, Coronel Fabriciano, Uberaba e em Belo Horizonte.

Esses eventos regionais, que em 2019 têm como tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, foram precedidos pelas Conferências Municipais de Assistência Social, encontros considerados de fundamental importância para o levantamento das atuais demandas de assistência social da população dessas regiões. Na etapa municipal, inclusive, foram eleitos os delegados que vão participar dessa etapa regional, de onde sairão, também, os representantes para a Conferência Estadual.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, destaca a importância da realização das conferências para discussão de todas as demandas regionais e estaduais. “Este é também um momento essencial para organizarmos a Conferência Estadual de Assistência Social. Contamos com a presença de todos, sociedade civil e poder público”, enfatiza.

Neste ano, entre os eixos da Conferência Estadual estão os desafios na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), frente aos impactos da crise financeira da União, estados e municípios; a proposta de Reforma da Previdência; a rede de proteção do Suas e a relação com os órgãos de garantia de direitos, além da democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário do Suas – “Nada sobre nós, sem nós”.

Durante o evento estadual, ainda serão tiradas as propostas de Minas para consolidação das políticas públicas de assistência social e para o fortalecimento do Suas.