Comitiva mineira participa de missão técnica no Rio Grande do Sul 

Representantes da Seapa, Faemg e sindicatos rurais do estado visitaram propriedades rurais e a 45ª Expointer 

  • ícone de compartilhamento

Com o objetivo de realizar um intercâmbio entre o agro de Minas e do Rio Grande do Sul, dos dias 31/8 a 4/9, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, esteve em comitiva com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), em viagem ao Sul do país. Acompanhado pelo presidente da entidade, por técnicos do Sistema Faemg e presidentes de sindicatos de produtores rurais, o secretário visitou propriedades agrícolas gaúchas e participou da 45ª Exposição Internacional de Animais – Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. Na ocasião, o titular da pasta destacou a importância da iniciativa. “Minas Gerais tem uma relação muito próxima com o Rio Grande do Sul, por isso é tão relevante estarmos aqui”, afirmou. 

Em visita à fazenda Vó Olanda, propriedade localizada no município de Vale Verde, o grupo mineiro acompanhou como é feito o manejo da produção e conheceu as tecnologias utilizadas nas lavouras locais. “Através deste intercâmbio, podemos vivenciar a realidade do agro em outra região do país, além de compartilhar informações”, destacou o secretário de Agricultura. 

Para Antônio de Salvo, presidente da Faemg, a troca de experiências com produtores gaúchos é importante para que os participantes conheçam a diversidade da produção em todo o Brasil. “Esta integração é fundamental para mostrarmos o que tem sido feito no campo. Precisamos divulgar a força do agro e seu papel para o desenvolvimento do país”.  

Faemg / Divulgação

Dentre as semelhanças apontadas entre os estados, está a presença da agricultura familiar e das agroindústrias. Em Minas, os pequenos produtores são responsáveis por parte expressiva da produção e possuem um papel multifuncional, que vai desde a geração de renda no campo à preservação do meio ambiente. O estado possui mais de um milhão de agricultores familiares, conforme o último Censo do IBGE (2017). Thales Fernandes ressaltou as ações desenvolvidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), para o fortalecimento do setor. “Além de assistência técnica e facilidade de acesso ao crédito, estamos atuando na simplificação da legislação vigente, a partir da criação de políticas públicas que facilitem e estimulem a produção mineira”.

45ª Expointer 

Ainda durante a missão técnica, o secretário de Agricultura participou da 45ª Expointer, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Realizada entre os dias 27/8 e 4/9, a feira contou com a exposição de animais de mais de 150 raças, máquinas e implementos agrícolas, espaço da agricultura familiar, julgamentos e leilões, fóruns, seminários, cursos e palestras.

Os resultados da primeira edição sem restrições desde o início da pandemia de covid-19 bateram recordes. O valor de negócios realizados ultrapassou R$ 7 bilhões, um crescimento de 164,67% em relação ao ano de 2019. O número de visitantes também foi o maior já registrado. Cerca de 740 mil pessoas passaram pelo local durante os dias de evento.


*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas