Colegiado discute estratégias de atuação para o desenvolvimento de cooperativas da agricultura familiar e agroindústrias

Participantes se reuniram para elaborar um plano de ação para 2023; no último ano, programa beneficiou 20 cooperativas

  • ícone de compartilhamento

Seapa / Divulgação

O Colegiado Gestor do Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (Cooperaf-MG), se reuniu, nessa terça-feira (14/2), para planejar as atividades que serão executadas ao longo de 2023.

Realizada no Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro, do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte, a 6ª Reunião Ordinária contou com a presença de representantes de instituições do poder público e da sociedade civil.

As ações propostas no encontro foram deliberadas durante uma oficina de trabalho, também realizada na Ocemg, em 2/2. Na oportunidade, gestores do programa e profissionais que trabalham diretamente com o público-alvo do Cooperaf-MG elaboraram um projeto para direcionar as estratégias de atuação para os próximos meses. Entre as medidas apresentadas, o grupo elencou a capacitação, articulação e a estruturação física dos estabelecimentos da agricultura familiar como prioritárias.

Resultados em 2022

Dentre os trabalhos realizados pelo Cooperaf-MG no último ano, destaca-se a celebração do Termo de Fomento entre a Secretaria de Agricultura e a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Minas Gerais.

A instituição recebeu, via destinação de recursos de emenda parlamentar, cerca de R$ 1,3 milhão. Com o montante, 20 cooperativas foram atendidas, beneficiando diretamente cerca de 2 mil cooperados em Minas Gerais. Com o recurso, foram adquiridos caminhões e equipamentos como balanças, seladoras à vácuo, câmara fria, entre outros.

A ação possibilitou um aumento na entrega de alimentos produzidos pelas cooperativas para as escolas públicas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Na região Metropolitana de Belo Horizonte, o número de instituições atendidas cresceu 31%.

“O programa é muito efetivo para promover o desenvolvimento de cooperativas e agroindústrias mineiras, incrementando a renda, aumentando a capacidade de produção e comercialização e a eficiência operacional. Isso sem falar no abastecimento de importantes centros consumidores”, afirma o presidente do Colegiado Gestor do Cooperaf-MG e superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilson de Assis Sales. 

Sobre o programa

O Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar foi criado pelo Governo de Minas, em 2020, por meio Decreto 47.999.

O Cooperaf-MG tem a finalidade de planejar, coordenar, executar e monitorar as ações voltadas ao desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar e da agroindústria.

De acordo com levantamento realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), em 736 municípios foram encontradas 34.981 agroindústrias, sendo 32.479 agroindústrias familiares (92,8%), demonstrando a importância deste segmento na cadeia produtiva do estado como fonte geradora de emprego e renda.

Segundo dados apurados pela Ocemg, o estado registra 197 cooperativas no ramo agropecuário, contabilizando cerca de 176.386 cooperados e 18.124 funcionários.



Últimas