Cogemas elege nova diretoria para o biênio 2019/2021

Secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, salienta a necessidade de fortalecimento das políticas públicas do setor

O Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social  de Minas Gerais (Cogemas) elegeu, nesta quinta-feira (21/2), a nova diretoria executiva da entidade para o biênio 2019 a 2021, durante assembleia extraordinária, realizada no Auditório JK, da Cidade Administrativa. José Ferreira da Crus, atual presidente, foi mantido no comando do Cogemas, e a vice-presidência ficou com Ivone Pereira de Castro Silva, representante do município de Cordisburgo.

O Cogemas é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega os secretários municipais de Assistência Social e busca representar os interesses dos municípios mineiros junto às autoridades constituídas, para garantir a efetividade das políticas públicas e atuar no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, que veio do município de Juiz de Fora, destacou seu respeito pelo território municipal. “Acho que, na estrutura do Suas, o território é de vocês e respeito muito isso. O diálogo é muito importante e construtivo. Só acredito em uma política pública implementada como sistema quando estão as três esferas de governo dialogando, participando e construindo. Então, vamos estar muito próximos”, enfatizou.

Elizabeth Jucá agradeceu a participação de todos os representantes dos municípios presentes e reafirmou o compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Social com o Cogemas e com o Conselho Estadual de Assistência Social, como fonte de participação, discussão e diálogo para o fortalecimento das políticas públicas.

“Confio nesse sistema (o Suas). Acho que é a melhor forma de a gente construir a política pública no papel, mas tem que fortalecer a implementação, que vem de todos nós. Estou aqui me colocando como a parte do Estado para fortalecer a implementação dessas políticas de assistência social. Podem contar comigo”, salientou.

O presidente reeleito José Crus salientou que o momento é muito importante para o fortalecimento do colegiado de gestores para enfrentar o desmonte das políticas públicas de assistência social que vem ocorrendo nos últimos anos. “É um grande desafio dessa nova diretoria continuar a luta de resistência em defesa do Sistema Único de Assistência Social”, disse.

Crus renovou, ainda, o compromisso com as pautas municipalistas e com os gestores que acreditaram na nova diretoria. “Minas sempre esteve na vanguarda da luta de resistência pela política pública de assistência social, pelo maior sistema de proteção social brasileiro, que é o Suas. É um momento oportuno para os colegiados de gestores municipais dos 27 estados, junto com o colegiado nacional, com as câmaras municipais, assembleias legislativas e o Congresso Nacional, engrossarem a luta em defesa dessa política pública, em defesa do Suas, para que possamos avançar e alargar a proteção social para a população mais pobre e vulnerável deste país”, ressaltou.

Participaram do evento em Belo Horizonte 162 pessoas, representando 120 municípios mineiros, dos quais 67 são associados  do Cogemas e 53 não associados.