Codemig sedia primeira reunião do Conselho Curador da Mineiraria

Representantes do poder público e da iniciativa privada debateram sobre o novo espaço, dedicado à valorização da gastronomia mineira

  • ícone de compartilhamento

Membros do Conselho Curador da Mineiraria reuniram-se pela primeira vez, neste mês, na sede da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). O encontro permitiu a discussão de possibilidades de ocupação e programação para o equipamento. Além disso, também foi aprovado o projeto arquitetônico para o interior do imóvel, que inclui restaurante, café, cozinha-escola, espaços expositivos e espaço multiuso.  

Instalada em um edifício histórico no Centro de Cultura Itamar Franco, região Centro-Sul de Belo Horizonte, a Mineiraria será uma vitrine da gastronomia mineira. O equipamento irá receber atividades de promoção, divulgação e capacitação em torno da variedade gastronômica das diversas regiões de Minas Gerais, além de eventos, oficinas, cursos, exposições e demonstrações.

​Participaram da reunião a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Carolina Pimentel, representantes da Codemig, das Secretarias de Estado de Cultura (SEC), Governo (Segov), Turismo (Setur-MG), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), além de integrantes da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Na ocasião, a presidente do Servas, Carolina Pimentel, reforçou a importância da gestão compartilhada da Mineiraria. “O projeto irá abarcar a diversidade da gastronomia mineira, suas tradições e inovações. O espaço do Conselho Curador é tão importante, porque garante que as diferentes instâncias da administração pública e a iniciativa privada estejam sempre em diálogo”, salientou.

O Conselho Curador zela pela gestão do espaço e definirá as diretrizes estratégicas para ocupação e funcionamento, trabalhando para que o uso e a programação da Mineiraria estejam de acordo com a política estadual para o setor. A próxima reunião do Conselho ocorrerá no fim do mês de julho. 

Mineiraria e Programa +Gastronomia

Lançado em maio deste ano pelo governador Fernando Pimentel, o Programa +Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual para, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais.

A política tem por objetivo orientar as ações de Governo voltadas ao fortalecimento da gastronomia mineira e de toda a sua cadeia produtiva: segmentos da produção de insumos, de abastecimento e armazenamento, de comércio, de indústria e de serviços. Além da geração de emprego e renda, o Programa +Gastronomia se pauta pela preservação das tradições gastronômicas e reforço da identidade local e do senso de comunidade e pela busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Nesse contexto, a Mineiraria será uma vitrine do setor. O objetivo é que a gastronomia mineira ganhe cada vez mais força e se consolide como um ativo reconhecido nacional e internacionalmente, tendo suas atividades, programas e ações realizados de forma colaborativa e participativa entre os diversos atores do setor.



Últimas