Codemge finaliza venda de ações da Companhia Brasileira de Lítio

Acionistas controladores da CBL exercem direito de preferência e adquirem parte detida pela Codemge

  • ícone de compartilhamento

Codemge / Acervo

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e os acionistas controladores da Companhia Brasileira de Lítio (CBL) formalizaram a compra das ações da empresa (33,33%) detidas pela Codemge. A assinatura do livro de ações que transfere a titularidade foi realizada em 30/9 no escritório da CBL, em São Paulo (goveSP).

Os acionistas controladores manifestaram a intenção de exercer o direito de preferência para aquisição das ações após a conclusão do procedimento competitivo realizado pela Codemge, em julho deste ano. A manifestação é prevista no acordo de acionistas. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação em 19/9.

Procedimento competitivo

Durante o procedimento de venda de sua participação acionária na CBL, a Codemge recebeu duas propostas do mercado. A vencedora ofereceu lance de R$ 125/ação, totalizando a quantia de R$ 208 milhões.

Ao exercer o direito de preferência, os acionistas controladores da CBL adquiriram a participação nas mesmas condições da proposta selecionada.

A alienação das ações da CBL faz parte das iniciativas do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge, que reavalia a carteira de ativos da companhia, visando à maior eficiência, à economicidade e ao retorno para Minas Gerais.

CBL

Única produtora integrada (mineração – beneficiamento – compostos químicos) de produtos de lítio fora da China, produz principalmente concentrado de espodumênio (mineral fonte de lítio), carbonato de lítio e hidróxido de lítio.  Possui unidade de mineração em Araçuaí/MG e planta de processamento químico em Divisa Alegre/MG, no Vale do Jequitinhonha. Os produtos de lítio da CBL são aplicados em diversas indústrias, como a de baterias, fármacos, graxas lubrificantes, metalurgia e cerâmica, entre outras.  



Últimas