Circula Minas divulga resultado da 1ª Seleção do programa

Europa, Estados Unidos e América do Sul são alguns dos destinos desta primeira relação de contemplados no edital de intercâmbio

  • ícone de compartilhamento

O resultado da 1ª Seleção do Programa Circula Minas 2017 já está no ar. O edital de apoio a viagens da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) busca promover a difusão e o intercâmbio da cultura mineira em suas diversas áreas, como artes visuais, circo, dança, teatro, literatura, afro-brasileira, LGBT, folclore, entre outras manifestações.

O programa, conduzido pela Superintendência de Interiorização e Ação Cultural, fornece ajuda de custo para realização de viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo. Essa fase do edital abarca deslocamentos a serem realizados durante os meses de maio e junho. A lista completa dos aprovados e reprovados encontra-se aqui.

De 15 projetos apresentados, oito foram contemplados na primeira seleção. Entre os destinos de artistas, pesquisadores e produtores culturais estão cidades do Chile, Colômbia, Peru, Estados Unidos e Portugal, além do Brasil.

Um dos contemplados, o cineasta mineiro Cássio Pereira dos Santos irá apresentar seu curta-metragem “Marina não vai à praia” em Chicago (EUA), durante o Global Girls Film Festival. O filme, que conta a história de uma adolescente com Síndrome de Down que deseja conhecer o mar, já acumula mais de 20 prêmios ao redor do mundo.

A Colômbia é o destino de Frederico Paulino e Tadeus Motta, que participam do ISEA 2017 - Simpósio Internacional de Arte Eletrônica, na cidade de Manizales, no início de junho.

No evento, que desde os anos 80 é referência para a comunidade de arte, ciência e tecnologia, Paulino apresenta o artigo ”Poética Hacker” e realiza a oficina “Introdução aos estudos Gambiológicos”.

No mesmo evento, Motta ministra a palestra "Memória nas Artes Digitais". O trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida nos últimos três anos por meio da Fapemig.

Também tendo a América do Sul como destino, especificamente Lima, capital peruana, o criador e diretor da “WE Danças Urbanas” Douglas Evangelista participa do Pura Calle 2017, um dos maiores festivais de culturas urbanas da América Latina.

Workshop, painéis, batalhas de dança e apresentações culturais irão contar com a presença do artista mineiro, com objetivo de se capacitar e reproduzir as boas práticas no projeto de dança que desenvolve em Ipatinga (território Vale do Aço).

Para realização de viagens dentro do território nacional, a proposta aprovada foi de Fernanda Gomes Antonio, que viaja para São Paulo. A pesquisadora de artes visuais e integrante do coletivo Micrópolis leva o projeto “Enciclopédia Prática de Morar” para a Vila Itororó.

O objetivo de Fernanda é analisar, de maneira ampliada e propositiva, os modos de morar e as práticas de vizinhança que constituíram o cotidiano da vila, buscando nessas práticas sua potência cultural.

O programa Circula Minas destina aos contemplados o valor total de R$ 300 mil, repassados a título de ajuda de custo para uso em despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação, entre outras.

As inscrições para 2ª Seleção do edital estão abertas no site www.cultura.mg.gov.br. O prazo para entrega dos documentos vai até o dia 31 de maio.



Últimas