Circuito Mineiro de Compras Sociais chega a Divinópolis

Programa do Governo de Minas aproxima pequenos produtores e agricultores familiares das grandes redes de varejo

Nesta etapa, empreendedores são preparados para apresentar e divulgar para grandes compradores

Incentivar os pequenos produtores e aproximá-los das grandes redes de varejo. Esse é o principal objetivo do Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS), realizado pelo Governo de Minas Gerais, em parceria com a Associação Mineira de Supermercados (Amis) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que acontece nesta quinta-feira (14/3), em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro.

O Circuito, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é um dos principais programas do governo de incentivo a pequenos negócios, promovendo o desenvolvimento por meio das potencialidades de cada região. Ele é voltado para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte, cooperativas e agricultores familiares com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano.

Segundo Douglas Cabido, superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais da secretaria, o programa prevê, nesse primeiro momento, a capacitação e orientação dos pequenos produtores quanto à apresentação e normas dos produtos.

“Muitas vezes os pequenos negócios têm ótimos produtos, mas não se atentam aos requisitos técnicos para adequar aos padrões do mercado, seja pela burocracia ou por falta de conhecimento. O programa vem para tentar mitigar esses fatores que impedem a aproximação dos negócios e prosperar o desenvolvimento regional”, explica.

Cabido ressalta, ainda, a importância para a movimentação da cultura e economia local. “São produtos de serviços pujantes no nosso estado, como o café, o queijo. Existe a demanda dos produtores e dos supermercadistas, com produtos orgânicos, artesanais, mas que atendam aos requisitos técnicos. Isso traz geração de emprego e renda em cada região”, finaliza o superintendente.

Etapas

Nesta primeira etapa do CMCS, que acontece na quinta-feira (14/3), os empreendedores são preparados para apresentarem e divulgarem seus produtos para supermercados e outros grandes compradores, além de receberem orientações de novas formas para potencializarem seus negócios e terem contato direto com os supermercadistas.

Os melhores produtos disputam vagas gratuitas como expositores do Super Encontro Varejista – Sevar Centro-Oeste, também em Divinópolis, nos dias 29 e 30/3. Essa feira, realizada pela Amis, reúne os maiores supermercados e fornecedores da região.

Sucesso

O CMCS foi criado em 2016 e já realizou 15 edições em diversas regiões do estado, auxiliando mais de 450 empreendimentos a concretizarem novos negócios. É o caso, por exemplo, do cafeicultor Fabiano Lopes, de 36 anos, de Divinópolis. O empresário participou de diversos encontros do Circuito nos últimos dois anos e viu o seu negócio crescer nesse período.

“A gente tinha muita dificuldade de introduzir o nosso produto nas grandes redes. O projeto nos ajudou bastante, com treinamento, conhecimento e motivação. Ele nos ajuda a mostrar como proceder, as normas técnicas e a sua apresentação”, afirmou. Atualmente, o produto dele já é comercializado em uma grande rede de supermercados de Belo Horizonte, além de outros pontos no interior.

Fabiano é sócio proprietário da marca de café há dez anos e viu a empresa crescer cerca de 20% nesse período, aumentando a produção, o número de empregados e expandindo a variedades dos produtos, como o café expresso e em grãos.

“A gente conseguiu agregar muito valor ao nosso produto. Foi uma oportunidade de crescimento e parceria muito importante, principalmente na nossa região, onde a agricultura familiar é muito forte. É importante esse apoio do Estado aos pequenos produtores, estendendo a mão para mudar a nossa realidade, além de gerar emprego e desenvolvimento para a nossa região”, disse o empresário. Fabiano vai, inclusive, participar da próxima Sevar Centro-Oeste como expositor. Em 2017, ele também participou como convidado do CMCS da Superminas, em Belo Horizonte, umas das maiores feiras supermercadistas do país.

Serviço:

Evento:
Circuito Mineiro de Compras Sociais
Data: 14/3 (quinta-feira)
Horário: de 13h às 18h
Local: Rua Engenheiro Benjamim de Oliveira, 144 – Esplanada – (prédio da Regional Fiemg Centro-Oeste)
Inscrições: Evento aberto ao micro e pequenos empreendedores

Outras informações: (31) 3915-2984