Circuito Liberdade participa da 6ª edição do Noturno nos Museus

Diversas atrações culturais podem ser conferidas pelo público até às 23h

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O mês de julho chegou e traz para o Circuito Liberdade a 6° edição do Noturno nos Museus, que acontece nesta sexta-feira (5/7), das 18h às 23h. Com o objetivo de ampliar o funcionamento e a programação, os espaços culturais apresentam oficinas, exibições de curtas-metragens, rodas de conversa, exposições, palestras, espetáculos de músicas, danças e teatro. Este ano, o público conta com uma programação especial com horário estendido em 29 instituições participantes. Oito equipamentos do Circuito Liberdade estarão de portas abertas para receber os visitantes, oferecendo atividades gratuitas e pagas.

A novidade nesse ano é o trajeto de bicicletas que vai percorrer alguns dos museus participantes. A concentração será às 18h30, com saída às 19h30, na Growleria de Arte, Rua Sergipe, 629, bairro Funcionários.

Para promover a mobilidade dos visitantes entre os museu, serão disponibilizadas, gratuitamente, vans que irão circular das 18h às 23h. Os veículos estão sujeitos à lotação, de acordo com a capacidade de lugares.

Realizado desde 2013 pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, o evento atrai um público diverso. O Noturno de Museus tem por objetivo fomentar a apropriação e fruição do público em relação aos museus da capital, proporcionando a oportunidade de visitar essas instituições em horários alternativos.

Confira a programação dos espaços culturais do Circuito Liberdade no evento:

O Museu Mineiro estará com suas portas abertas até 22h, disponibilizando ao público uma série de atividades gratuitas: o lançamento do catálogo da exposição “Inconfissão” que a artista Rosângela Dorazio realizou no Museu este ano, além de projeções de outras obras de sua autoria. O público poderá conferir as mostras Estadia 2 e InventaRios e exibição no Atrium e na Galeria I. Também haverá visita mediada pelo educativo.

As atividades do Espaço do Conhecimento UFMG estabelecem o foco na área astronômica: A Observação Noturna no Terraço Astronômico e a Maratona de Contação de Histórias, sobre as crenças culturais diversas de todo o planeta. A exposição temporária “Energia e Movimento” convida o público a perceber a dinâmica e funcionamento dos seres humanos com a natureza. As sessões do planetário ficam abertas com filmes como “O Segredo do Foguete Papelão”, que mostra uma viagem através dos planetas do Sistema Solar e “O céu de Belo Horizonte” que retrata as constelações e astros que compõe o céu da capital.

A Casa Fiat de Cultura mantém as atrações abertas ao público com a classificação livre. A exposição “Os Gigantes das Montanhas”, com o Grupo Galpão em “Do Teatro aos Quadrinhos”, conta a obra de narrativa original do autor italiano Luigi Pirandello, que mostra o processo de adaptação da peça dramática para a linguagem das HQs. O espaço também oferece a exposição “Tudo é Eco no Universo” do artista plástico Augusto Fonseca, que reúne 12 obras entre aquarelas, desenhos e objetos.

Ação educativa oferecida pelo Memorial Minas Gerais Vale propõe uma imersão no processo criativo de Walter Firmo, convidando os visitantes a dirigirem a montagem de suas próprias fotografias. No Verso Encena, que acontece no teatro Casa da Ópera, os visitantes poderão realizar a leitura dramatizada de poesias e textos diversos.

Os visitantes do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal poderão visitar a exposição permanente, contando também com mediação em libras, além da exposição temporária “Fósseis: do mar a conquista da Terra”, que revela a expansão da vida na Era Paleozóica até o continente. O museu ainda disponibiliza aos visitantes o TerrAço do Museu a “Tardezinha no Terraço”, com vista da Praça da Liberdade, com música e cafeteria.

A montagem teatral Macunaíma, da Cia Barca dos Corações Partidos, no Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte, apresenta a encenação da atriz Bia Lessa numa rapsódia musical. A peça é composta por músicas originais e trilhas musicais do grupo experimental O Grivo. O espetáculo O Imortal também está em exibição com a atriz Gisele Fróes, tendo como base conto de Jorge Luis Borges. Dentre as atividades educativas, tem a oficina “Lugar de Criação: Lightpainting - Desenhando com a Luz”. Os visitantes poderão criar desenhos feitos com luz usando lanternas coloridas. Para o registro, será usada uma câmera fotográfica digital. Ao fim da ação haverá uma exposição das imagens produzidas.

O Centro Cultural Minas Tênis Clube, que recentemente passou a compor o Circuito Liberdade, também participa do Noturno nos Museus. A exposição coletiva “CRIA experiências de invenção” tem como objetivo revelar possibilidades de apreciação e entender que a arte pode ser tudo. Voltada para o público infantil, a mostra agrada também aos adultos. Os visitantes do Centro Cultural também contam com a exposição de longa duração “Minas Tênis Clube: várias Histórias”, que conta a trajetória do clube como parte integrante da história da capital mineira. Essa exposição e também a  mostra “CRIA_experiências de invenção”  terão visitas mediadas, a partir das 18h, a cada 30 minutos.

A Galeria BDMG Cultural oferece ao público uma oficina de desenho com o artista João Pedro Nemer. A atividade irá explorar diferentes materiais e dimensões, permitindo uma imersão dos participantes no desenho como forma de expressão, investigação e experimentação.

Essas e outras atrações culturais que integram a 6ª edição do Noturno nos Museus, no dia 5 de julho, podem ser acessadas no site do evento

Serviço:

Noturno nos Museus
Data:
  5/7/2019 (sexta-feira)
Local: Circuito Liberdade - Praça da Liberdade - Belo Horizonte (MG)
Horário: das 18h às 23h

Mais informações: Assessoria de Comunicação - Iepha-MG - (31) 3235-2812 / 3235-2817



Últimas