Cira faz operação contra sonegação fiscal e lavagem de dinheiro no ramo de mineração de feldspato

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte e Coronel Murta

  • ícone de compartilhamento

A Receita Estadual, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil (PC), órgãos que integram o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), realizaram, nesta terça-feira (21/11), a operação “Fel de Minas”, que investiga esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro praticado por empresas de um mesmo grupo econômico, do ramo de mineração, com atuação em todo o país. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas físicas e jurídicas, sendo seis em Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, e sete em Belo Horizonte.

Cira / Divulgação

A operação investiga ainda suposta blindagem patrimonial pelos gestores de fato do negócio, por intermédio de aquisições mobiliárias e imobiliárias valendo-se de empresas em nome de interpostas pessoas ("laranjas").

A operação "Fel de Minas" contou com a participação de seis promotores de Justiça, três delegados e 25 investigadores da PC, além de 30 servidores da Receita Estadual. O seu nome faz alusão ao feldspato e ao "sabor amargo" deixado no Estado uma vez que o contribuinte deixa de recolher o imposto devido.



Últimas