Cidades que recebem o JEMG têm aumento na movimentação turística

Competição gera integração entre os alunos-atletas e movimenta a rede de turismo nos municípios

imagem de destaque
Cerimônia de abertura do JEMG em Cássia, no Território Sudoeste

Os municípios que sediam as etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) —maior competição esportiva-educacional do país, promovida pelas Secretarias de Estado de Esportes e Educação— têm a oportunidade de recepcionar delegações de outras cidades, gerando integração entre os alunos-atletas e movimento na rede de turismo.

Na última segunda-feira (15/5), Cássia, no Território Sudoeste, recebeu 15 municípios para as disputas de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez da fase microrregional do JEMG. Com cerca de 18 mil habitantes, o município sediou pela primeira vez a competição que contou com a participação de mais de mil alunos-atletas.

“Estamos recebendo uma quantidade de turistas interessante, que irá movimentar a rede hoteleira, os restaurantes, o comércio”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, José Eduardo Almeida.

Segundo o secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, Arnaldo Gontijo, esse é o foco que ele quer dar em sua gestão. Mostrar que a prática esportiva proporciona benefícios também fora das quadras e ginásios.

“O esporte também precisa ser interpretado como um negócio promissor. Vamos caminhar para potencializar, em Minas Gerais, a atuação da cadeia produtiva ligada à prática esportiva”, afirma o secretário.

No dia 22 de maio, Cássia comemora seu aniversário e tem a tradição de receber muitos visitantes. O secretário considera a realização dos Jogos de grande importância para divulgar a cidade para os municípios vizinhos.

“Na quinta-feira (18/5), começamos as comemorações festivas. O JEMG vem para fazer parte dessa celebração. Queremos mostrar, com a competição, a cidade para a região e, assim, ter mais visitas”, declara.

Para atender os competidores de 34 escolas e realizar 146 jogos, as cinco quadras onde ocorrerão as partidas foram reformadas, ganhando novas pinturas e iluminação.

“Pretendemos fazer uma festa muito agradável, as pessoas daqui são receptivas, e para isso acontecer, as autoridades de segurança e saúde estão preparadas. Por exemplo, todas as quadras terão prestação de primeiros socorros, e ambulâncias estarão rodando na cidade”, garante José Augusto Tambini, secretário de Esportes e Cultura de Cássia.

A fase microrregional do JEMG vai até o dia 18 de junho, passando por 49 cidades do estado, divididas de acordo com as Superintendências Regionais de Ensino (SRE) da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Nesta semana, serão realizados jogos em outros seis municípios: Carangola (Mata), Mariana (Metropolitano), Nova Serrana (Oeste), Ponte Nova (Caparaó), São João Evangelista (Vale do Rio Doce) e Santa Vitória (Triângulo Norte).

Na última semana, a primeira fase da competição ocorreu em outras setes cidades, onde foram conhecidos os classificados para a etapa regional. Ao todo 258 escolas participaram da disputa em Governador Valadares (Vale do Rio Doce), João Monlevade (Metropolitano), Leopoldina (Mata), Paracatu (Noroeste), Pedralva (Sul), Poços de Caldas (Sul) e Santa Bárbara (Metropolitano).

Próximas etapas

Dos dias 10 a 15 de julho será realizada a fase regional do JEMG em seis cidades do estado. Os classificados disputarão a estadual, de 31 de julho a 05 de agosto. Os campeões nas modalidades convencionais participarão dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ).

Os alunos-atletas de 12 a 14 anos competem em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro, e os de 15 a 17, em Brasília (DF) de 16 a 25 de novembro. Os paratletas competirão nas Paralimpíadas Escolares de 20 a 25 de novembro em São Paulo (SP).

As competições são organizadas, respectivamente, pelos Comitês Olímpico do Brasil (COB) e Paralímpico Brasileiro (CPB).

JEMG

O JEMG, o maior e mais importante programa esportivo-educacional do estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de jovens alunos-atletas. Realizado pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), permite que todas as escolas de ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros participem.