Cidade Administrativa tem melhorias de infraestrutura e redução de despesas no primeiro ano de gestão

Formação de brigadistas, readequações nas estações de trabalho e revitalização dos jardins foram algumas ações realizadas

Cerca de 15 mil pessoas circulam, diariamente, no complexo da Cidade Administrativa (CA). Para atender esse número tão expressivo, maior que a população de muitos municípios mineiros, a Coordenadoria Especial da Cidade Administrativa (Cecad), ligada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), atua para manter e preservar o patrimônio público, que também é aberto para uso da população.

A coordenadora da Cecad, Marilene Bretas, conta que é um desafio cuidar do espaço que abriga os prédios Tiradentes, Minas, Gerais e Alterosas, além do auditório JK e do Centro de Convivência. “Temos uma equipe eficiente e motivada. Mesmo sem recursos para investimento, conseguimos grandes ganhos de infraestrutura. A gestão também gerou economia para os cofres do Estado”, destaca.

Melhorias
Desde o início da gestão do governador Romeu Zema, a Cecad, em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), revitaliza os jardins da Cidade Administrativa, utilizando mão de obra de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).

Outra ação deste ano foi a retomada das medidas de segurança. Em 2019, 786 brigadistas foram formados e 12 desfibriladores adquiridos para garantir os primeiros socorros aos servidores e visitantes da CA. Na parte de infraestrutura, estações de trabalho foram readequadas para acomodar melhor os funcionários.

A licitação do transporte fretado gratuito entre a CA e a estação de metrô Vilarinho possibilitou a redução de R$ 11 milhões em despesas, sem afetar a prestação do serviço.

De acordo com Marilene Bretas, todas as mudanças realizadas buscam o bem-estar de servidores e cidadãos que passam pela Cidade Administrativa. “Nosso desejo é que as pessoas se sintam bem, por isso trabalhamos para tornar a CA um lugar agradável para todos os que circulam aqui”, diz.