Central de atendimento da UAI Virtual completa um ano de funcionamento na Cidade Administrativa

Iniciativa soma cerca de 24 mil atendimentos por videoconferência, garantindo mais facilidade para os cidadãos no acesso aos serviços do Governo de Minas

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Seplag-MG / Divulgação

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Virtual, que oferece atendimentos remotos ao cidadão, completou um ano de funcionamento na Cidade Administrativa. No período, a central coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) prestou cerca de 24 mil atendimentos por videoconferência, além de quase 4 mil análises documentais referentes a serviços de trânsito e habilitação.

O objetivo da plataforma é assegurar suporte ao cidadão na utilização dos serviços digitais oferecidos pelo Governo de Minas – atualmente mais de 79% das etapas que compõem os serviços prestados pelo Estado para a população são realizadas sem a necessidade de comparecimento do cidadão a uma unidade de atendimento presencial.

Dessa forma, a UAI Virtual, por meio do contato direto do atendente com o cidadão através de videoconferências, esclarece dúvidas sobre agendamento de serviços do Governo de Minas, auxilia no acesso aos canais oficiais do Estado pelo login gov.br e oferece atendimento para os serviços de trânsito e habilitação incluídos no protocolo digital.

Além disso, a equipe é responsável pelo atendimento de uma média de 15 mil demandas mensais recebidas no Fale Conosco, canal disponível para os cidadãos manifestarem suas sugestões e dificuldades no acesso aos serviços. A UAI Virtual conta com 17 colaboradores na Cidade Administrativa.

“Esses serviços contam com um atendimento especializado e qualificado para o cidadão. Todos que estão envolvidos na UAI Virtual acreditam no que fazem, são dedicados e somam experiências com foco na inovação, a fim de fornecer subsídios para melhorias contínuas nos serviços prestados pelo Estado de Minas Gerais”, destacou a chefe de Gabinete da Seplag-MG, Sílvia Listgarten, durante a solenidade comemorativa de um ano da UAI Virtual, realizada nesta terça-feira (4/7).

Antes, o atendimento era realizado na UAI Praça Sete. Com a mudança para a Cidade Administrativa, a plataforma foi reestruturada com os novos serviços. Como destacou a chefe de Gabinete, a reformulação ampliou a capacidade da UAI Virtual e garantiu mais agilidade na realização dos serviços, além de demonstrar o empenho do Governo de Minas em oferecer atendimentos humanizados.

Os interessados em receber o atendimento devem acessar o Portal MG por meio deste link. Os serviços do Protocolo Digital realizados na unidade são alteração de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), alteração de pauta de candidato, transferência de prontuário e cadastro de outro estado para Minas Gerais, pesquisa e identificação do proprietário do veículo (acidente de trânsito) e pesquisa de informações cadastrais de veículo. Esses serviços também são acessados no site www.detran.mg.gov.br.

Projeto Estratégico

A UAI Virtual foi implantada em maio de 2020 como parte do Projeto Estratégico Minas Atende, da Seplag-MG, com o objetivo de ampliar o atendimento remoto aos cidadãos de Minas Gerais, eliminando a necessidade de deslocamento até uma unidade presencial para realização de alguns serviços.

“Essa estratégia de atendimento virtual é uma opção eficaz para a prestação de serviços públicos. Com o avanço da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais conectadas e buscando ter acesso a serviços e informações de forma rápida e conveniente. A importância da UAI Virtual está nessa acessibilidade e conveniência, além da agilidade, redução de custos e eficiência que proporciona”, ressaltou a superintendente Central de Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Izabela Rodrigues.

Protocolo Digital

O Protocolo Digital faz parte da iniciativa de transformação digital dos serviços de trânsito do Estado, permitindo o trâmite on-line de documentos e evitando deslocamento do cidadão até uma unidade de atendimento. O serviço já estava disponível para Belo Horizonte e região metropolitana desde outubro de 2022, e, a partir de março deste ano, foi ampliado para os demais municípios por meio da parceria com a UAI Virtual.

“O Protocolo Digital permite que o cidadão acesse serviços de qualquer lugar, economizando tempo e custos. A ferramenta se consolida por oferecer à população um atendimento qualificado, prestado por atendentes experientes e preparados para solucionar demandas”, explicou o chefe de Trânsito da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito da Seplag-MG, Lucas Vilas Boas.



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