Cemig entrega a 80ª nova subestação de energia à população mineira

Investimentos da Cemig estão ampliando em 50% o número dessas instalações fundamentais para fornecimento de energia com qualidade

  • ícone de compartilhamento

Cemig / Divulgação

A Cemig entregou à população mineira a 80ª subestação (SE) prevista no Programa Mais Energia, em Pequeri, na Zona da Mata Mineira. Com a entrega, que beneficia 600 mil pessoas em toda a região com a melhoria na qualidade do fornecimento de energia, o programa alcança a marca de R$ 1,7 bilhão investido na ação estruturante, que faz parte do maior plano de investimentos já realizado pela companhia. 

O Mais Energia vai interligar, até o fim de 2027, 200 novas subestações mais modernas e potentes ao sistema elétrico, em todas as regiões do estado. Até 2018, Minas Gerais contava com 415 subestações. Dessa forma, a Cemig está ampliando a disponibilidade, a confiabilidade e a segurança na oferta de energia, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Essas entregas representam um aumento de seis vezes no número médio anual de subestações entregues pela Cemig à população mineira até 2018.

A marca de 80 novas instalações entregues foi alcançada nesta semana, com o início da operação da subestação Pequeri, quando representantes da Cemig e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de diversos prefeitos, vereadores e autoridades da região estiveram presentes na agenda que celebrou o momento.     

O superintendente de Engenharia da Distribuição da Cemig, Alisson Chagas, destacou os benefícios que a nova subestação trará para a região.

“Com essa moderna estrutura atendendo a cidade e os municípios vizinhos, a chance de ocorrer uma falha no sistema que oferta a energia para a localidade é cerca de cem vezes menor se compararmos com o anterior. Temos um sistema elétrico agora na cidade muito melhor. É um ganho muito importante”, frisou. 

A nova instalação tem capacidade de 25 MVA e conta com seis novos alimentadores de 23 kV. Além da cidade que recebe a SE, a estrutura beneficiará o sistema elétrico de Juiz de Fora e região, beneficiando dezenas de milhares de pessoas, considerando as cidades de Bicas, Guarará, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Santana do Deserto, Senador Cortes e Chiador. Cerca de R$ 37 milhões foram investidos na construção do empreendimento, incluindo os mais de 24 quilômetros de cabeamento instalados no sistema.  

Ritmo acelerado 

O diretor da Cemig Distribuição, Marney Tadeu Antunes, falou sobre a importância do Programa Mais Energia para Minas Gerais e para a geração de emprego e renda em diferentes regiões do estado.

“Com esse investimento, a Cemig tem uma estrutura mais ampla e com mais qualidade para converter a eletricidade para os níveis necessários de tensão, proporcionando mais qualidade e segurança na entrega da energia aos seus milhões de clientes. Além disso, a melhoria na infraestrutura do setor elétrico no estado atrai empresas que querem investir em Minas, impulsionando o desenvolvimento econômico”, comentou.   

Nos últimos dois anos, o Mais Energia vem atuando em ritmo acelerado para garantir a ampliação do fornecimento de energia para novas cargas e melhorar a confiabilidade do sistema elétrico para toda a população mineira. 

As novas subestações que passaram a integrar o parque de SEs da Cemig, desde o lançamento da iniciativa, representam um aumento expressivo no número de equipamentos em operação na comparação com anos anteriores, como explica o diretor. 

“Desde o início do programa, entregamos 80 subestações que iniciaram suas operações e foram conectadas à rede existente, aumentando a capacidade de atendimento para milhões de clientes da Cemig. Anteriormente, entre 2009 e 2018, foram entregues à população mineira 50 instalações dessas, uma média de cinco por ano. Já no Programa Mais Energia, a média até 2027 será de 30 por ano. Ou seja, seis vezes mais", ressaltou Marney Antunes. 



Últimas