Cemig divulga resultados da Chamada Pública de Eficiência Energética 2023

Propostas aprovadas receberão R$ 17,7 milhões para realizar melhorias e reduzir o desperdício de energia

Cemig / Divulgação

A Cemig publicou, nesta semana, o resultado da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética (edição 2023). Juntas, as 17 propostas aprovadas receberão R$ 17,7 milhões, sendo os recursos utilizados em melhorias que deverão gerar a redução do desperdício de energia nas unidades consumidoras e fomentar a geração sustentável de energia.

O chamamento é realizado anualmente e faz parte das inciativas do Programa de Eficiência Energética da companhia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Entre os projetos aprovados nesta edição, destacam-se a instalação de quatro usinas solares fotovoltaicas que beneficiarão entidades de saúde públicas e filantrópicas do estado. Nessa Chamada Pública, as instituições que captaram recursos foram o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), unidade Bias Fortes; a Santa Casa de Campo Belo, a Santa Casa de Perdões e a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso.

Em busca de modernizar o parque de iluminação pública que, desde 2015, é uma responsabilidade dos municípios, nove prefeituras apresentaram projetos que vão garantir mais eficiência a parte das luminárias das vias. Cristais, Divinópolis e Itajubá são exemplos de prefeituras que estão apresentando projetos nessa mesma tipologia pela segunda vez – e terceira no caso de Itajubá.

“As luminárias garantem uma iluminação mais uniforme e contribui para de segurança no trânsito e para os pedestres. A tecnologia de LED também ajuda a reduzir o famoso ‘zebramento’, que dá a percepção de trechos claros e escuros nas pistas”, explica Aline Martins, engenheira de Eficiência Energética da Cemig.

Outros municípios que tiveram propostas aprovadas para a modernização da iluminação pública foram Araçuaí, Cana Verde, Carmo de Minas, Nanuque, Ouro Fino e Três Pontas.

Em outras fontes de uso da energia, foram aprovados projetos que compreendem a modernização de motores de bombeamento das redes de saneamento dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto dos municípios de Itabira e Três Pontas.

Ainda em Itabira, um projeto de condicionamento ambiental (modernização do sistema de refrigeração) foi aprovado e beneficiará o Hospital Nossa Senhora das Dores.

Além dos benefícios para as instituições que, em sua maioria, atendem amplamente à população mineira, clientes residenciais de diferentes cidades mineiras serão contemplados com a substituição de lâmpadas ineficientes por LED, em um projeto itinerante.

Demanda evitada

Aline Martins ressalta que a execução dos projetos, que ocorrerá após a assinatura dos instrumentos contratuais, resultará em um importante impacto positivo para o meio ambiente e para a sustentabilidade financeira das instituições.

Anualmente, estima-se que, juntos, os projetos contribuirão para a economia de 7.552,17 MWh/ano de energia, o suficiente para atender cerca de 5 mil clientes e 1.100,79 kW de redução de demanda na ponta.

Programa de Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, promove o uso sustentável da energia elétrica e uma cultura baseada em hábitos de consumo mais conscientes.

Desde o início do programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas (hospitais e escolas, por exemplo) que exercem amplo atendimento à sociedade.