Cartilha da Emater-MG ensina como montar um pomar doméstico

Material gratuito está disponível no site da empresa

  • ícone de compartilhamento

Emater-MG / Divulgação

O plantio de árvores frutíferas para a formação de um pomar doméstico é uma boa opção para quem procura ter disponibilidade de alimentos saudáveis no quintal de casa. Várias espécies podem fazer parte desse pomar e, sabendo escolher as plantas certas, é possível colher frutas durante todo o ano.

A cartilha on-line “Pomar doméstico – Orientações técnicas e recomendações gerais”, disponibilizada gratuitamente pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), traz informações sobre como formar um pomar em casa. O material pode ser acessado na Livraria Virtual do site da Emater-MG ou clicando diretamente neste link.

O coordenador técnico da Emater-MG e autor da cartilha, Deny Sanábio, explica que é importante ter um bom local para formação do pomar. “Tendo em vista que a área é pequena e que o pomar será implantado em lugar disponível na propriedade, não há muita chance de escolher outro local. Mesmo assim, recomenda-se que a área esteja livre de tocos, pedras e entulhos. Preferir terreno bem drenado, profundo, rico em matéria orgânica, areno-argiloso e ensolarado”, diz.

A cartilha orienta sobre as principais variedades indicadas para plantio de espécies como abacate, abacaxi, acerola, banana, goiaba, laranja, limão, manga, maracujá e tangerina. Outra informação que vai ajudar bastante na hora do plantio é o dimensionamento do pomar. O material da Emater-MG explica como fazer o cálculo.

Para uma família de dez pessoas, por exemplo, que escolheu cultivar laranja, limão, maracujá e tangerina, o consumo médio estimado é de 75 quilos de fruta por pessoa/ano. Neste caso, o cálculo apresentado mostra que o pomar deve ter seis maracujazeiros, três laranjeiras, um limoeiro e duas tangerineiras.

Adubação

O material técnico explica para o produtor como fazer a marcação e o dimensionamento das covas onde será feito o plantio das mudas. Cada cova deve ser preenchida com uma mistura de terra, adubos, esterco e calcário, conforme descrito na cartilha.

O produtor também deve ficar atento à adubação de cobertura, que geralmente é feita com 30, 60 e 90 dias após o plantio. A cartilha apresenta uma tabela com as informações básicas para adubação nas fases de formação e produção de diversas fruteiras. Outras recomendações fundamentais para a boa condução do pomar são a desbrota e a poda. Ramos secos e doentes, por exemplo, devem ser retirados. Assim como a remoção de líquens e musgos.

Consórcio

De acordo com a cartilha da Emater-MG, também é possível fazer o consórcio de plantas de baixo porte. Por exemplo, o abacaxi pode ser plantado consorciado com feijão, abóbora e batata-doce. “Ter um pomar doméstico no quintal promove a harmonia paisagística na propriedade e possibilita o consumo de alimentos mais saudáveis, sem utilização de agrotóxicos”, afirma Deny Sanábio.



Últimas