Cartilha apresenta Estudos de Risco realizados na região de Brumadinho

Projeto compõe as medidas de reparação; material reúne explicações e orientações sobre as áreas atingidas pelo rompimento

  • ícone de compartilhamento

Os compromitentes do Acordo Judicial para ações de reparação de danos causados pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública Estadual – lançaram nesta segunda-feira (25/4) uma cartilha sobre os Estudos de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico (ERSHRE). O projeto, que compõe as ações de reparação, busca identificar os riscos potenciais da presença de rejeito de minério nas águas do Rio Paraopeba e no solo da região atingida. 

A cartilha conta com explicações e orientações sobre os Estudos de Risco, que estão sendo realizados nas regiões denominadas “áreas-alvo”. Estas áreas abrangem 28 municípios da bacia do Rio Paraopeba, e se iniciam no local do rompimento em, Brumadinho.

O documento foi criado na mesma lógica da cartilha sobre a Consulta Popular, lançada em 2021 pelos compromitentes, onde personagens que fazem parte do contexto da reparação desenvolvem a narrativa. O texto apresenta as fases dos Estudo de Risco, bem como, explica a atuação dos técnicos de campo e ainda destaca a importância da participação das pessoas atingidas, para o desenvolvimento do projeto.

O material está disponível para consulta, download e compartilhamento. Acesse neste link.



Últimas