Campanhas de vacinação são prorrogadas até 30 de setembro

Foram aplicadas em Minas Gerais 503 mil doses contra a poliomielite até esta terça-feira (6/9), o que representa apenas 48% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade

  • ícone de compartilhamento

As campanhas nacionais de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de menores de 15 anos de idade e contra a Poliomielite foram prorrogadas até o dia 30/9. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) segue as recomendações do órgão federal. As ações acontecem em todo o país em conformidade com as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), tendo como objetivo evitar a reintrodução do vírus causador da paralisia infantil no país, aumentar as coberturas vacinais e oportunizar a atualização do cartão de vacina de crianças e adolescentes. 

Gil Leonardi / Imprensa MG

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, os pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes até a unidade de saúde mais próxima, com o cartão de vacinação, para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal e a necessidade da administração de imunizantes. 

“A vacinação é a forma mais eficaz na prevenção de doenças. E por isso é muito importante mantermos altas coberturas para todas as vacinas disponíveis no calendário. A falta do cartão de vacina não impede a vacinação, mas é importante guardar o cartão de vacina junto com os documentos de identificação”, esclarece a coordenadora. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite busca manter o país livre da poliomielite. Em Minas Gerais, a estimativa populacional da faixa etária de um ano a menores de 5 anos é de 1.045.371 crianças. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. 

Dados 

As duas campanhas são importantes estratégias para alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina da poliomielite na faixa etária entre um e menores de cinco anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais, conforme o calendário nacional de vacinação. 

Em Minas Gerais, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, 503.458 doses foram aplicadas, com o alcance de 48,16%, de acordo com o painel do Ministério da Saúde atualizado em 6/9/2022 e disponível neste link

Já na Campanha Nacional de Multivacinação, 144.543 crianças e adolescentes foram vacinados no estado e 288.517 doses foram aplicadas, conforme dados do painel do Ministério da Saúde, atualizado em 6/9/2022 e disponível clicando aqui.  

 “As vacinas são a melhor forma de prevenção de doenças e estão disponíveis de forma gratuita nas unidades de saúde. Quando uma pessoa é vacinada, ela protege também as pessoas próximas e a coletividade”, finaliza. 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas