Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta (30/9)

Em Minas Gerais, 67,14% do público-alvo foi imunizado contra a pólio, mas meta do Ministério da Saúde é de 95%

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta-feira (30/9). A mobilização tem o objetivo de imunizar todas as crianças na faixa etária de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias, incluindo às que estão com o esquema básico completo e devem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).  

Já a Campanha Nacional de Multivacinação está destinada a crianças e adolescentes de até 14 anos 11 meses e 29 dias, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. 

Até o momento, em Minas Gerais, foram aplicadas 701.911 doses da vacina contra a pólio, o que representa uma cobertura de 67,14% do público-alvo. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Caderneta em dia    

Coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão avalia os índices de vacinação no estado e alerta sobre a importância da imunização. “A falsa impressão de que a poliomielite não possa voltar a acometer as crianças é uma das principais causas para a baixa adesão. O último caso confirmado no Brasil foi em 1989, e, após essa data, não tivemos novos casos confirmados. Mas o que impede a ocorrência da doença é justamente as altas coberturas vacinais”, reforçou. 

A Campanha Nacional de Multivacinação é realizada anualmente e permite a atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes. A imunização é seletiva, com avaliação do histórico vacinal e é fundamental para reduzir os casos de doenças evitáveis.  

Os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do estado. Pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes no serviço mais próximo de casa, com a caderneta de vacina e um documento de identificação. 



Últimas