Bombeiros e Samu Oeste apresentam convênio de cooperação em Divinópolis

Iniciativa visa aumentar a integração entre as equipes para proporcionar ainda mais eficiência ao atendimento aeromédico

imagem de destaque
Simulação de atendimento aeromédico com o helicóptero Arcanjo
  • ícone de compartilhamento

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), apresentaram, nesta quinta-feira (24/1), no município do Divinópolis, convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para o Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG).

A iniciativa visa aumentar a integração entre as equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu Oeste, que vão atuar de forma conjunta para proporcionar ainda mais eficiência ao atendimento aeromédico de emergência, ampliando o serviço para a região centro-oeste do estado.

Para o tenente-coronel Alexandre Gomes Rodrigues, que também é comandante do BOA, “o convênio entre o Corpo de Bombeiros e o CIS-URG proporciona um atendimento de emergência mais ágil e de qualidade à população mineira”. O comandante ressaltou que é continua a busca por mais parcerias em outras regiões, como Teófoli Otoni, Diamantina, Uberlândia, Juiz de Fora e Barbacena, com a intenção de expandir a cooperação para todo o estado.

O chefe da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, destacou que a principal beneficiada com o convênio é a população mineira, já que a integração entre as equipes proporciona menor tempo de resposta às ocorrências e, com isso, as vítimas são atendidas rapidamente.

Ao final do evento, aconteceu uma simulação que envolveu o Arcanjo, helicóptero do Corpo de Bombeiros, e uma ambulância do Samu. A atividade demonstrou, de forma prática, como acontece a integração das equipes em um atendimento aeromédico de emergência.

Treinamento

No final do mês de dezembro, sete médicos e 10 enfermeiros de várias bases do Samu Oeste participaram do treinamento de Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), na sede do BOA, em Belo Horizonte. Teoria e prática foram repassadas aos participantes por profissionais qualificados, possibilitando novos conhecimentos e os capacitando para atuação em atendimentos com apoio aéreo.



Últimas