Barbacena recebe mais de R$ 700 mil para Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2023

Município conta com a Emater-MG para desenvolvimento da iniciativa

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinou R$ 713.583,60 para a execução, em 2023, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Barbacena, na região mineira de Campo das Vertentes. O município conta com a Emater-MG para o desenvolvimento do programa. O anúncio sobre a liberação dos recursos foi feito neste mês, durante seminário da Superintendência Regional de Ensino (SRE).

Emater / Divulgação

A analista educacional da (SRE), Izabel Cristina, explicou a importância do programa para a agricultura familiar do município. “A agricultura familiar oferece alimentos da região. São pais e parentes dos alunos que comercializam seus produtos para as escolas. Dessa forma, a economia local é consolidada ao mesmo tempo em que as necessidades dos educandos são atendidas”.

Por meio do PNAE, os agricultores têm acesso ao mercado institucional, como instituições assistenciais devidamente legalizadas, estabelecimentos da rede pública de ensino e saúde, bancos de alimentos, restaurantes populares e cozinhas comunitárias. A atuação da Emater-MG no programa é bem ampla e abrange desde a assistência técnica, emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), orientação e elaboração de projetos até a capacitação dos agricultores em boas práticas de produção.

“As chamadas públicas possibilitaram a alteração dos cardápios, a partir das exposições da Emater, que busca um consenso entre a compra da merenda escolar e a oferta dos produtos dos agricultores familiares”, contou a coordenadora de Bem-estar Social da Emater-MG, Elisabeth Almeida, responsável pelo PNAE, na unidade regional da Emater-MG em São João del-Rei.

No município de Barbacena, mais de 170 famílias participam do programa, por meio da Emater-MG e da Organização dos Amigos, Moradores e Produtores Rurais dos Costas (Omopruc).