Balanço de 30 dias de gestão mostra Prodemge mais eficiente e econômica

Nova estrutura está possibilitando economia, seguindo as diretrizes do Governo do Estado

O primeiro mês da nova gestão da Prodemge foi de muito trabalho. O diretor-presidente, Rodrigo Paiva, está se debruçando sobre todas as áreas da empresa, buscando otimizar os serviços, reduzir custos e aumentar sua eficiência. A medida segue a diretriz proposta pelo governador do Estado, Romeu Zema, para buscar o reequilíbrio das contas públicas.

As primeiras medidas de austeridade foram tomadas na própria diretoria da companhia. Os gabinetes da presidência nas unidades da rua da Bahia e da avenida Augusto de Lima foram fechados e o diretor-presidente manteve somente sua estrutura de apoio na Cidade Administrativa.

Também foram devolvidos os carros alugados e os motoristas dedicados aos membros da diretoria foram dispensados ou realocados. O carro de propriedade da Prodemge, que era utilizado exclusivamente pelo diretor-presidente, será encaminhado a leilão e o valor arrecadado será direcionado ao caixa da companhia.

Na nova estrutura que está sendo desenhada o número de diretorias será reduzido pela metade e os novos diretores serão escolhidos por meio de processo seletivo. Haverá um enxugamento da estrutura organizacional como um todo. Nessa linha, já foram economizados mais de R$ 23 milhões anuais com a dispensa de empregados contratados em regime de recrutamento amplo, além de mão de obra terceirizada.

Economia

Uma das medidas mais importantes para que a Prodemge volte a encontrar seu equilíbrio financeiro é suspensão do convênio pelo qual a empresa absorveu bens, máquinas e imóveis da extinta Imprensa Oficial, o que trouxe prejuízos de R$ 57 milhões no seu caixa nos últimos dois anos. “Esse é um exemplo significativo do nosso objetivo: reduzir custos e aumentar a eficiência, com foco na prestação de serviços essenciais para o governo mineiro, que tragam benefícios para o cidadão”, afirma Rodrigo Paiva.

Outro foco de economia nesses 30 dias de atuação foi a suspensão de diversas contratações consideradas desnecessárias (entre elas a TV Corporativa e a manutenção de equipamentos), que representa um ganho de mais de R$ 3 milhões para o caixa da empresa. Também será paralisada a impressão do diário oficial do Estado em papel jornal, o que trará uma economia de aproximadamente R$ 2,27 milhões por ano.

Novas soluções

O novo direcionamento já apresenta resultados concretos. Fruto de parceria entre a Prodemge e a Seplag, já está nas lojas virtuais a nova versão do MG App. “Definimos um novo visual, melhoramos sua usabilidade e reorganizamos o menu. Tudo isso para evoluir a experiência do usuário do aplicativo, que se tornou uma importante ferramenta de acesso aos serviços do Estado”, conta Rodrigo Paiva.

As mudanças acompanharam a inclusão neste mês de quatro novos serviços: a compra do certificado digital Prodemge; o registro de ocorrência de extravio de documentos e objetos; a consulta de itinerário, quadro de horários e valores das passagens das linhas do sistema intermunicipal e metropolitano de transporte; e o registro de ocorrências referentes às rodovias e ao transporte intermunicipal e metropolitano.

O novo MG App é a primeira de várias novidades ainda por vir. “Vamos valorizar o conhecimento, o capital intelectual da Prodemge para, juntos, pensarmos em inovações realmente benéficas para os cidadãos de Minas. Estamos pensando em um projeto para construir APIs e viabilizar parcerias com startups, fomentando esse ecossistema no Estado. Não pouparemos esforços para tornar a Prodemge uma empresa viável e de inteligência, que consiga cumprir sua missão de propiciar o desenvolvimento contínuo da administração pública por meio de soluções em TIC”, conclui Paiva.