Balanço da Fundação João Pinheiro em 2023 reforça papel estratégico da instituição

Projetos abrangem as diversas áreas da administração pública e auxiliam gestores no desenvolvimento de políticas baseadas em evidências

  • ícone de compartilhamento

Projetos de relevância para o estado e para o país, parcerias com organizações nacionais e internacionais, experiências inovadoras, eventos de sucesso, publicações, artigos, cursos, premiações. Estas são algumas das realizações da Fundação João Pinheiro (FJP) em 2023.

Com o propósito de tornar melhor o serviço público em Minas Gerais e no Brasil e a missão de contribuir estrategicamente para a efetividade das políticas públicas, a FJP chega ao final do ano contabilizando resultados que superam todas as expectativas da própria instituição e do setor público estadual.

Somando a melhor arrecadação dos últimos dez anos, a FJP, que completou 54 anos este mês, se destacou positivamente no estado e no país com entregas essenciais relacionadas aos diversos campos da administração pública.

Ao longo dos últimos 12 meses foram realizados cerca de 210 seminários, divulgações oficiais, aulas inaugurais, mesas redondas, além de outros formatos de atividades, em sua maioria abertas ao público.

Destaques

Em março, a FJP e a Controladoria Geral do Estado (CGE) apresentaram ao Governo de Minas os resultados do 1º Relatório Anual de Compromisso com o Valor Público, fruto do 1º Ciclo Avaliativo do Sistema Estadual de Avaliação de Políticas Públicas de Minas Gerais (Sapp-MG).

“O documento analisa e traz recomendações para oito projetos desenvolvidos pelas secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Justiça e Segurança Pública e Educação, marcando a assertividade da iniciativa Sapp para o estado”, observa o presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra.

No campo do ensino, o curso de graduação em Administração Pública da Escola de Governo (EG/FJP) chegou ao topo da lista do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) pela quarta vez.

Realizado pelo Ministério da Educação / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com resultados divulgados em outubro, o exame avaliou o rendimento de alunos de 65 cursos de administração pública de todo o Brasil, classificando o curso da FJP em primeiro lugar.

Nesta mesma área, a instituição capacitou cerca de 3,5 mil gestores públicos municipais, estaduais e federais por meio de cursos de desenvolvimento de lideranças, mantendo sua posição de referência na qualificação de profissionais da administração pública do país.

Nessa vertente, destacam-se o lançamento do Programa de Lideranças Negras na Gestão, pioneiro no estado, e o Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares da Secretaria de Estado de Educação (PDGE/SEE).

A FJP realizou, ainda, ao longo do ano, inúmeros cursos de capacitação presenciais e virtuais oferecidos de forma gratuita e programas de formação executiva nas áreas de gestão de pessoas e liderança.

A FJP lançou em novembro uma plataforma que consolida dados da exportação, da importação, do saldo comercial e dos principais parceiros e produtos comercializados no estado.

“A ferramenta expande as possibilidades de análise da composição e dos fluxos da economia mineira, auxiliando os gestores públicos no desenvolvimento de políticas econômicas baseadas em evidências qualitativas e quantitativas”, explica Marra.

Municípios

O assessoramento às administrações municipais e a capacitação de lideranças regionais também continuaram no foco de atuação da FJP em 2023.

Em duas edições do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal (Prinagem), seis municípios mineiros receberam assessoria técnica gratuita e outros cinco já estão selecionados para a atividade.

Além disso, mais uma edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais (PDLR) foi aberta em novembro, contemplando 209 gestores de todo o estado.

Este ano, foram ainda concluídos os Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Prefeitura de Santana de Pirapama e da Câmara Municipal de Poços de Caldas e outros cinco estão em andamento (Prefeituras de Guanhães, Manhuaçu e Cataguases/MG, Prefeitura de Jaguaré/ES e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais - Arisb-MG).

Também foram realizadas as entregas dos planos diretores desenvolvidos para os municípios de Conselheiro Lafaiete e Manhuaçu, além do início dos estudos para o plano diretor de Coronel Xavier Chaves e da legislação urbanística de Lima Duarte em complementação ao plano já existente para o município.

Parcerias

A FJP manteve, ao longo do ano, importantes parcerias para o desenvolvimento de projetos fundamentais para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, como as cooperações com o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud/ONU), com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o Ministério das Cidades, com a Escola de Pós-graduação em Educação Lemann Center, da Universidade de Stanford, entre outras organizações.

Os órgãos do poder Executivo de Minas Gerais também foram importantes parceiros da FJP este ano no desenvolvimento de projetos como o Sistema Estadual de Vigilância em Saúde - Sevs-MG, da Secretaria de Estado de Saúde; o Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares da Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura de Belo Horizonte (PDG/PBH); o Observatório do Trabalho, parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social; a construção do Diagnóstico em Segurança Pública e a Capacitação em Planejamento Estratégico para a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG).

Em 2023, a FJP concluiu, ainda, o planejamento estratégico da PMMG e está desenvolvendo o planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag MG) e do Conselho Estadual de Educação (CEE MG).

“Podemos nos orgulhar por contabilizar tantas realizações importantes em 2023. Foram inúmeros projetos, pesquisas, assessoramentos técnicos, publicações, eventos presenciais, webinários, parcerias e artigos publicados entre as diversas iniciativas desenvolvidas pela FJP”, afirma Marra.



Últimas