Atletas mineiros competem nos Jogos Escolares da Juventude

Evento em Blumenau (SC) vai até 30/11 e tem participação de 267 esportistas de Minas Gerais

imagem de destaque
Até a última quinta-feira (21/11), Minas já havia ganhado quatro medalhas de ouro e uma de prata, no JEJ
  • ícone de compartilhamento

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e o subsecretário de Esportes, Pelé do Vôlei, estiveram nessa quinta-feira (21/11), no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, para desejar boa sorte aos 93 jovens atletas de vôlei, badminton, futsal e atletismo que viajaram para representar Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau (SC). Eles completam a delegação mineira que tem 267 atletas competindo entre os dias 15/11 e 30/11. 

A secretária destaca que o esporte é fundamental para vida desses jovens. Como exemplo, Elizabeth cita os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), etapa que antecedeu o JEJ. “O Jemg lida com adolescentes e jovens e nós precisamos acolhê-los com muito carinho. O esporte faz isso, além de formar cidadãos”. Ela tem total confiança na equipe. “Com certeza a delegação de Minas vai ser um sucesso e trazer muitas medalhas”, ressaltou.

Apesar da crise financeira por que passa o Estado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) se empenhou e garantiu recursos para que os atletas viajassem para a competição nacional. Entre eles, destaca-se Andresa Batista Abreu, de 13 anos. Ela pertence à comunidade Araruba, região Quilombola Brejo dos Crioulos, próxima ao município de São João da Ponte, no Norte de Minas. 

A jovem está animada em participar da competição nacional. “Só hoje, depois que vesti essa roupa tão linda, a ficha caiu. Sou alguém importante”. Ela também agradeceu a visita da secretária Elizabeth Jucá. “Fiquei muito feliz, não imaginei que eles valorizavam tanto a competição”.

João Victor da Silva Ferreira, de 16 anos, também é um dos atletas que embarcaram para Santa Catarina. “O sentimento é de felicidade em poder representar a minha cidade e o meu estado, além da gratificação em ver que todo o trabalho que foi feito está dando frutos”, afirmou.

O subsecretário de Esportes da Sedese, Pelé do Vôlei, também conversou com os atletas antes do embarque. “Estar aqui com eles me faz relembrar o meu primeiro Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em que o presidente da federação da época veio nos desejar boa sorte. Essa iniciativa eles não vão esquecer jamais, como eu também nunca esqueci”, afirmou.

Após o recado no aeroporto, Sophia Caroline Antônio, de 14 anos, do Atletismo, viajou para competir no JEJ. “Me senti muito importante, como se fizesse parte de algo grande, dá um ânimo a mais e é uma satisfação estar aqui”.

Medalhas

A delegação mineira está fazendo bonito nos Jogos. Até quinta-feira (21/11), já foram quatro medalhas de ouro, sendo três no Judô e uma Handebol Masculino (módulo II), além de uma prata no Basquetebol Masculino (módulo I). As competições vão até o fim da próxima semana. 



Últimas