#ARteSalva recolhe 31 toneladas de alimentos 

Ação solidária já alcançou cerca de 40 mil pessoas ligadas aos setores de Cultura e Turismo em Minas

  • ícone de compartilhamento

Divulgação/ Secult

Na primeira semana de entregas do #ARteSalva já foram entregues de 31 toneladas de alimentos arrecadados, atendendo e beneficiando 55 entidades e quase 40 mil pessoas. A iniciativa do Governo de Minas e do Sesc, em parceria com mais de 60 entidades da iniciativa privada e da sociedade civil, busca auxiliar, durante o período de paralisação das atividades culturais e turísticas, os profissionais mais vulneráveis das cadeias produtivas desses setores. 

Os beneficiados também receberam 700 livros doados pelo Arte Projetos Culturais. Além disso, o programa Mesa Brasil Sesc, iniciativa do Sesc em Minas, está doando verduras e legumes ao #ARteSalva.

Entre os contemplados pelo projeto, estão: Associação Coletiva, Pai Jacob do Oriente (Pedreira Prado, Lopes e Comunidades de Terreiro), Meninas de Sinhá, Macunaíma, Itaka, Cecomp Cdteca, Asmac, 3 corações, Manejo Social, Fundação Oásis-Projeto Semar, Casa do Candomblé Ille Ase Omi Ogunsate, Associação A Rebeldia Cultural, Associação Cultural Desportiva Raízes, Grupo Cultural do Guetto, Grupo Internacional Oficina de Capoeira, entre outras.

Acolhida

Nesse período de crise, as doações chegam em boa hora, como relata o artista Carlos Balarini, do Grupo Cultural do Guetto. “Essa ação é de muita valia para nós, porque é difícil se manter de arte no Brasil. Receber esse tipo de ajuda nos faz sentir acolhidos e renova as nossas energias para continuar”, afirma.

Mestre de capoeira há mais de 40 anos em BH, Ray, do grupo internacional Oficina da Capoeira, esteve no galpão Mesa Brasil Sesc e saiu com o veículo carregado de doações. “É muito importante poder estender essa ajuda aos capoeiristas, às pessoas que vivem de cultura; vou repassar as doações a quem mais necessita”, ressalta.

As demandas de comunidades, grupos e instituições a serem contempladas com o projeto #ARteSalva são recebidas e organizadas pelos conselhos estaduais -  órgãos legitimados pela sociedade civil e que representam diversas áreas da Cultura e do Turismo. “A intenção é beneficiar o maior número de pessoas, por isso vamos intensificar diversas ações como lives, campanha com artistas, para que todos se mobilizem por essa causa. Vamos ampliar as parcerias, fazer com que essas doações cheguem a todo estado”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Oliveira destaca que o projeto só está sendo possível graças à mobilização de diversos setores, tanto do poder público quanto da iniciativa privada e da sociedade civil. “É essa articulação, pensando no bem comum, que nos possibilita auxiliar aqueles que mais necessitam nesse momento”, afirma.

Rede Solidária

O projeto #ARteSalva tem a proposta de apoiar, com suporte emergencial na pandemia, profissionais e comunidades que se encontram em maior vulnerabilidade, como artistas de rua, técnicos, artesãos, guias de turismo, garçons, artistas, músicos, circenses, quilombolas, indígenas, ciganos e demais povos e comunidades tradicionais. É um pacote de ações que, além da campanha de doações, compreende editais de fomento, cursos de capacitação e apoio a projetos de acolhimento, como de pessoas em situação de rua.  

Como doar

- Doações em espécie podem ser feitas on-line, por meio do Mesa Brasil Sesc. Para isso, basta apontar a câmera do celular para o QR Code no site da Secult ou acessar este link.

- Doações de roupas podem ser feitas diretamente na sede do Serviço Social Autônomo (Servas), em Belo Horizonte, na Avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários.

- Doações de materiais de limpeza e higiene pessoal devem ser feitas no Sesc em Minas em Belo Horizonte, na Avenida do Contorno, 525, Centro.



Últimas