Arsae-MG expande atuação e destaca resultados

Intensificação das fiscalizações operacionais beneficia 1,2 milhão de famílias

  • ícone de compartilhamento

Os números falam por si: o Balanço de Gestão da  Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) referente aos anos de 2020, 2021 e 2022 traz dados que evidenciam o quanto a agência expandiu a atuação.

“Entre 2020 e 2022, a atual gestão implementou uma série de medidas que trazem resultados hoje", comemora o chefe de gabinete da Arsae-MG, Gustavo Medeiros.

O balanço detalha, entre medidas e resultados, que a ouvidoria da agência realizou, nos últimos três anos, mais atendimentos que no período de 2009 a 2019. No caso dos repasses de recursos para os Fundos Municipais de Saneamento, a Arsae-MG conseguiu habilitar 298 municípios que passaram a receber quase R$170 milhões para investimentos em saneamento básico. 

Após intenso trabalho de fiscalização econômica, a Arsae-MG determinou, de 2020 até 2022, a devolução de mais de R$ 500 milhões para cerca de 1 milhão de usuários em todo o estado.

Outro ponto destacado pelo chefe de gabinete foi a quantidade de fiscalizações operacionais e a abrangência da tarifa social.

“Mais que dobramos o número de fiscalizações operacionais realizadas por ano e garantimos uma conta de água e esgoto condizente com a capacidade de pagamentos dos mais necessitados, por meio da tarifa social”, destaca Medeiros. Isso representa cerca de 1,2 milhão famílias beneficiadas. 

O Balanço de Gestão apresenta todos os dados e pode ser conferido no site da agência.



Últimas