Aquecimento da economia mineira fortalece o desenvolvimento do cooperativismo de crédito

Vice-governador enalteceu a organização e o crescimento do setor durante abertura do Encontro Empresarial e Agro Sicoob, em Alfenas

O vice-governador Professor Mateus participou, nesta quinta-feira (24/8), em Alfenas, no Sul de Minas, da abertura do Encontro Empresarial e Agro Sicoob, evento que reúne empresários e produtores rurais da região. No evento foi apresentado o modelo de atuação da Sicoob Sarom, cooperativa de crédito de São Roque de Minas, além de oportunidades e desafios no atual cenário econômico nacional e internacional.

Professor Mateus destacou o papel das cooperativas de crédito no desenvolvimento econômico e social em Minas Gerais. “Todas as vezes que participo de eventos do setor, eu fico muito orgulhoso de ver como o sistema cooperativista cresceu no estado”, afirmou.

O vice-governador lembrou que Minas Gerais foi o berço do Siccob. Para ele, ver cerca de 300 pessoas reunidas para tratar da realidade econômica, mostra que o mineiro vai continuar investindo e produzindo, para que Minas continue sendo o estado que mais atrai investimento e gera empregos.

“A presença de um grande público significa que as pessoas estão em busca de qualificação com o objetivo de entender melhor o que está acontecendo para identificar quais são as tendências e, com isso, conseguir se organizar para comprar certo, vender certo e contratar certo”, explicou.

Sicoob Sarom

O evento foi é realizado pelo Sicoob Sarom, com apoio da Associação Comercial de Alfenas. A cooperativa foi fundada em Minas Gerais e tem 31 anos de mercado. Atualmente, a cooperativa conta com 23 agências, localizadas no Centro-Oeste, Sul, Alto Paranaíba e Sudoeste de Minas, com mais de 44 mil associados.

Em 2022, a Sarom foi destaque mundial com o prêmio de Reconhecimento Inovação com Propósito (Recip), promovido pelo Instituto Fenasbac, ligado ao Banco Central.

No primeiro quadrimestre de 2023, a cooperativa alcançou a marca de R$ 1 bilhão em Volume Financeiro, ou seja, a soma de ativos (R$ 907 milhões), coobrigações (R$ 78,3 milhões) e poupança (R$ 25,8 milhões).

Demandas

Mais cedo, o vice-governador participou de um encontro com prefeitos da região na cidade de Boa Esperança. Professor Mateus escutou demandas dos gestores municipais, como a solicitação por melhorias nas estradas e reclamações sobre problemas no fornecimento de energia elétrica para propriedades rurais. Ele enalteceu os bons indicadores da cidade, como o fato de ser a terceira mais segura do estado mais seguro do país, e celebrou também o volume da represa de Furnas.

Economia

Alfenas possui vocação agrícola para a cana-de-açúcar, milho, soja, café e batata-inglesa. Em 2021, o valor de produção da agricultura de Alfenas foi de R$ 676,5 milhões, sendo os principais produtos o café (R$ 179,6 milhões), milho (R$ 125 milhões) e soja (R$ 115,6 milhões). Para a pecuária, o leite foi o principal item, com o valor de R$ 31,5 milhões.