Aplicativo Conexão Escola promove interação entre alunos e professores durante ensino remoto

Ferramenta faz parte do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela SEE/MG durante isolamento social

Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas públicas estaduais devido à pandemia da covid-19, professores e alunos estão desenvolvendo novas formas de interação e o aplicativo Conexão Escola tem sido um dos principais instrumentos para isso. A ferramenta conta com um chat que permite a troca de mensagens entre educadores e estudantes.

Por meio do chat, é possível programar o horário para que as atividades sejam apresentadas e esclarecidas. Além disso, o professor pode controlar a disciplina e tudo que é postado na sala virtual, garantindo a segurança do conteúdo discutido.

“O aplicativo ficou muito funcional e interessante. Os professores têm a oportunidade de organizar as salas e definir o momento de atendimento de cada turma”, afirma o diretor da Escola Estadual Henrique Diniz, em Barbacena, Maicon Marcelo Rossi. Para garantir a participação dos estudantes, o gestor tem ligado para a casa de cada um e explicado a importância de participar das aulas.

Aluna do 3º ano do ensino médio, Lorrane Poliana da Silveira acredita que o chat facilitou contato com professores. Foto: Arquivo pessoal

Dúvidas

Para a aluna do 3º ano do ensino médio, Lorrane Poliana da Silveira, a interação com os educadores ajuda muito para tirar as dúvidas sobre o conteúdo. “Estamos assistindo às teleaulas e tendo contato com os professores pelo Conexão Escola e por outros aplicativos. O ensino remoto não é a mesma coisa que as aulas presenciais, mas está nos ajudando muito. Dá para aprender muita coisa”, avalia.

Na Escola Estadual Agenor Guerra, em Santa Maria de Itabira, o chat do aplicativo Conexão Escola é um dos responsáveis pelo aumento na interação entre alunos e professores. “A participação dos alunos melhorou muito. Antes, enviávamos as atividades por e-mail, mas não tínhamos o retorno de todos. Com o chat percebemos que estão interagindo mais”, ressalta o diretor da escola, Agnaldo Vieira Duarte.

Para que os alunos utilizassem o aplicativo, a escola gravou um vídeo. No material, educadores e estudantes explicavam as funcionalidades da plataforma e a importância da sua utilização. A professora de língua portuguesa, Claudinéia Santos Ferreira, participou da gravação e fala sobre a interação com o aluno. “Essa oportunidade é essencial. É um momento de troca de informações e não só troca de conteúdo, é saber como o aluno está”, diz.

Aplicativo

O aplicativo Conexão Escola é uma das ferramentas complementares ao Plano de Estudo Tutorado (PET). Nele, os estudantes têm acesso às teleaulas do programa Se Liga na Educação, exibido na Rede Minas, aos slides apresentados nessas aulas e aos PETs. A conexão do perfil do aluno e do professor com a rede para utilizar o aplicativo é custeada pelo Governo de Minas.

Além de estar disponível para aparelhos celulares, o Conexão Escola também pode ser acessado direto no computador, em todos os navegadores, pelo site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, na aba Conexão Escola.

A proposta de ensino remoto possibilita que os alunos da rede pública estadual sofram o mínimo possível na evolução de seu processo formativo no momento em que as atividades escolares presenciais forem retomadas. O Regime de Estudo não Presencial busca proporcionar a continuidade da relação com a escola, de maneira que os estudantes não percam de forma brusca o contato, evitando que venham a abandonar completamente os estudos.