Anvisa deve fiscalizar produção de soros produzidos na Fund

Iniciativa busca garantir o Certificado de Boas Práticas de Fabricação emitido pelo órgão

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) realizou, nessa quinta-feira (29/2), mais uma reunião de acompanhamento dos soros. O primeiro quadrimestre de 2024 é o prazo previsto pela Fundação para liberar a fábrica de produção para a inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para cumprir os prazos, os servidores têm trabalhado incansavelmente e avançado no plano de ação. Uma grande conquista desse trabalho é o agendamento do parlatório com a Anvisa, no dia 7/3.

O responsável técnico da Diretoria Industrial (DI) e chefe da Divisão do Controle de Qualidade, Leonardo Freitas, explicou que o parlatório objetiva mostrar para a Anvisa o andamento das ações da Fundação referentes à retomada da produção de soros. Além disso, nesta reunião (entre a responsabilidade técnica da DI, Visa-MG e a Anvisa) a Funed será questionada se está apta a receber a inspeção.

“Conseguimos cumprir os prazos de produção do 4º lote de SPAG, que era a parte mais importante de nossas pendências. Agora, estamos com o relatório de validação em andamento que deve ser concluído na próxima semana, provavelmente, a mesma data do parlatório da Anvisa”, ponderou.

O presidente da Funed, Felipe Attiê, comemorou o adiantamento do cronograma dos soros. “Após o parlatório será possível ter a perspectiva de quando a Anvisa realizará a inspeção. O passo seguinte é obter o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) emitido pelo órgão”, ressaltou.

Segundo Felipe Attiê, com essa certificação, a Funed poderá retomar a produção de soros e vender de forma contínua ao Ministério da Saúde, abastecendo todo o país por meio do SUS. “Essa retomada é muito importante, visto que são sete anos e meio de produção parada. A população do Paraná, por exemplo, que sofre com picadas de aranha-marrom, e que, atualmente, está sem qualquer tipo de soro - já que o Butantan não produz esse medicamento - poderá contar com a produção da Funed. Vamos mudar essa história com esse CBPF nas mãos”, finalizou.

 



Últimas