Ampliação de laboratório regional da Copasa vai aprimorar serviços para a população do Triângulo e Noroeste do estado

Unidade, que está recebendo R$ 700 mil em investimentos, atende 58 municípios da região

  • ícone de compartilhamento

Copasa / Divulgação

Com o intuito de garantir a qualidade da água e esgoto tratados, e assim proporcionar saúde e bem-estar à população por meio da prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está investindo R$ 700 mil na ampliação do Laboratório Regional Oeste, localizado em Araxá.  

A unidade atende 58 municípios do Pontal do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste do estado, áreas que estão sob gestão da empresa no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), e mensalmente realiza, em média, 2.600 análises de qualidade de água e esgoto. A previsão é que as obras sejam concluídas até o mês de setembro.  

As intervenções contemplam, dentre outros itens, a construção de novos 160 m² de área útil, que contarão com espaços específicos para recepção e acondicionamento de amostras, setor administrativo e higienização de materiais. Também estão em aquisição, novos equipamentos, aparelhos reserva e até uma máquina robusta capaz de fazer sozinha a lavagem das vidrarias utilizadas no dia a dia. 

Com mais aparelhagem disponível, a ideia é ter maior agilidade na realização das análises das amostras, minimizando os impactos em caso de intercorrências que comprometam o funcionamento de algum aparelho utilizado. Além disso, o laboratório contará com estrutura necessária para a expansão do seu escopo em parâmetros acreditados junto à ISO 17.025 do INMETRO.  

Excelência em qualidade 

O Laboratório Regional Oeste, que conta com inúmeras acreditações – certificações que atestam um padrão de confiabilidade internacional – é responsável por fazer análises minuciosas de água e esgoto, que complementam e corroboram com as avaliações feitas nas estações de tratamento de cada localidade.  

Os resultados subsidiam as equipes técnicas e operacionais, que, com base nos laudos, são capazes, por exemplo, de constatar ou descartar a necessidade de a água ou esgoto permanecerem por mais tempo nas estações, a fim de intensificar o processo de tratamento e garantir sua excelência.  

De acordo com o gestor responsável pelo laboratório, Renato Carvalho, a unidade proporciona conforto à sociedade. “Antes que a água chegue aos imóveis ou antes do esgoto voltar para a natureza, fazemos uma série de diagnósticos. Tal assertividade faz com que todos os clientes possam consumir água de qualidade diretamente da torneira, com muita segurança. Também é com a ajuda do laboratório que contribuímos para a despoluição de córregos, rios e braços de água locais, zelando pela preservação da fauna e da flora através do serviço de esgotamento”, concluiu.      

Graças a sua confiabilidade, atualmente, quando procurado por terceiros, o laboratório regional também pode atender clientes externos. A expectativa é que com a reforma, mais clientes possam ser atendidos. 



Últimas