Alunos da rede estadual esbanjam protagonismo no Dia do Estudante

Secretaria de Estado de Educação destaca ações simples e transformadoras de jovens que inspiram, ajudam e estimulam colegas e comunidade em geral

O Dia do Estudante (11/8), comemorado desde 1927, revela histórias de três alunos de escolas estaduais que, de diferentes maneiras, têm promovido transformações nos locais onde vivem, impactando positivamente a vida dos colegas.

Victor Hugo Alves Alcides é aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ary Pimenta Bugelli, no município de Itaú de Minas, no Sul do estado. Inspirado em sua mãe, o sonho do jovem é ser professor de língua portuguesa. “Minha mãe é professora da rede municipal e, desde pequeno, eu a via trabalhando e ficava imitando. Hoje, vendo ela exercer a profissão, me sinto alegre e vejo cada vez mais que quero seguir seus passos”, conta Victor.

A trajetória para realizar o sonho começou em uma ação que leva benefícios aos colegas de turma. “No meu tempo vago, busco transmitir o conhecimento que eu tenho para colegas que estão com alguma dificuldade. Cada dia a gente combina um horário. Eu gosto muito de ajudar. Assim me sinto realizado e vejo que cada vez mais é isso que eu quero”, afirma.

SEE / Divulgação

Para Victor, ajudar o próximo é uma forma de exercer o protagonismo. “Para mim, ser estudante significa estar junto e compartilhar conhecimento. Acho que, às vezes, falta isso. Tento exercer meu papel de estudante ajudando os colegas que precisam”, conclui.

Ensino remoto

Em Miraí, município da Zona da Mata com cerca de 15 mil habitantes, a estudante Priscila Aparecida Brito, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Santo Antônio, tem feito a diferença e mudado a história de jovens e adultos de sua comunidade. Na unidade de ensino, mesmo de forma remota, por causa da pandemia de covid -19, ela auxilia os colegas que têm dificuldades no Plano de Estudo Tutorado (PET) e incentiva a participação deles no ensino remoto.

Fora da escola, Priscila foi uma das idealizadoras de um projeto que auxilia no letramento e alfabetização de jovens e adultos. “Entramos em contato com a gestão municipal e com a igreja da cidade. Vimos a necessidade de auxiliar essas pessoas. Nós treinamos a leitura com eles e auxiliamos nas atividades que a professora passa”, conta. A partir do projeto, a estudante foi escolhida para incluir sua iniciativa em um evento que será realizado em São Paulo. “Vou representar minha escola e Minas Gerais. Terei a oportunidade de contar minha história e o que estou fazendo pela minha comunidade”, finaliza.

No Sul de Minas, a ação realizada por Gabriela Azarias e seus colegas ajudou outros alunos da Escola Estadual Padre Piccinini, em Paraguçu, a retomarem as atividades presenciais de forma mais tranquila. Os estudantes do 1º ano do ensino médio em tempo integral da escola elaboraram um vídeo que mostrou para a comunidade todas as mudanças feitas na unidade de ensino para que o retorno dos estudantes fosse seguro.

“Cada aluno contribuiu para que saísse algo bem criativo. Eu, como possível futura jornalista, tive a ideia de fazer uma entrevista com o nosso diretor José Roberto; a aluna Maria Clara, que gosta de gravar e editar, teve a ideia de simular como seria o retorno; as alunas Amanda e Ana Paula contribuíram com a criação da trilha sonora; e, desta forma, aos poucos chegamos ao resultado final”, conta Gabriela.

O vídeo foi feito com o máximo de cuidado possível, extremamente detalhado para que todas as informações fossem passadas com bastante clareza. A estudante diz que ao auxiliar a comunidade está desenvolvendo características que um jovem protagonista deve ter. “Acredito que o jovem protagonista é aquele que toma a iniciativa de uma ação consciente que seja importante para a escola, comunidade ou sociedade de maneira geral. Portanto, é um ator principal e deve ter criatividade, responsabilidade e carisma”, avalia.

#AgostoDasJuventudesMG

Neste mês, a Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) promove a campanha #AgostoDasJuventudesMG. A iniciativa traz ações voltadas aos jovens estudantes da rede, com o objetivo de que eles possam conhecer e debater temas que permeiam seu dia a dia. Agosto foi escolhido como o mês das juventudes por nele também ser comemorado o Dia do Estudante (11/8) e a Semana Estadual das Juventudes (12 a 18/8), conforme Lei Estadual 22.413/2016.

Entre as ações do #AgostoDasJuventudesMG está a realização da live Iniciação Científica: Jovens, Ciências e Protagonismo. O evento virtual contará com a participação de estudantes e professores da rede estadual de ensino que fazem da iniciação científica parte de seu cotidiano de ensino e aprendizagem. A live será transmitida nesta quarta-feira (11/8), a partir das 17h, no canal do Youtube da SEE/MG. Clique aqui para acessar.