Agricultores do Norte, Jequitinhonha e Rio Doce recebem sementes de feijão

Doação é feita pela Emater-MG por meio de convênio com o Mapa

Desde o início de março, a Emater-MG vem beneficiando municípios do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha com a doação de sementes de feijão. A ação é possível por meio de convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com recursos aprovados pela bancada mineira na Câmara dos Deputados.

Emater / Divulgação

Na região Norte, um dos municípios beneficiados é o Jaíba, onde foram distribuídos sacos de 10 quilos de sementes para 430 famílias de agricultores. As famílias foram selecionadas pela prefeitura e Emater-MG. De acordo com a extensionista Mônica Dykstra, a empresa vai prestar toda a assistência técnica aos agricultores para o plantio das lavouras de feijão. Parte da produção será destinada ao consumo dessas famílias e o excedente irá para a comercialização.

Esse é o caso do agricultor familiar Aldinei Marques da Silva. As sementes que ele recebeu serão cultivadas em meio hectare. Segundo o agricultor, o plantio deve ocorrer nos próximos meses e a expectativa é de uma boa colheita. Aldinei da Silva, que também produz milho e algodão, aprovou a iniciativa. “As sementes são de ótima qualidade. Aqui na região não é fácil encontrar sementes com esta qualidade e, quando se encontra, são caras. Espero que essa doação ocorra mais vezes para os agricultores familiares”, diz o produtor.

O Jaíba é um dos municípios atendidos pela unidade regional da Emater-MG em Janaúba. Até o momento, a regional distribuiu sacos de sementes de feijão para 2.700 famílias em 16 municípios. “Um ponto muito importante é que a cultivar distribuída para os agricultores é a Imperador, que é a indicada para o Norte de Minas pela sua fácil adaptação e resistência ao clima da região”, conta o coordenador técnico regional da Emater-MG em Janaúba, Arquimedes Batista Teixeira.

No Vale do Jequitinhonha, no município de São Pedro do Suaçuí, foram beneficiadas 95 famílias de agricultores. Cada uma delas com um saco de 10 quilos de sementes de feijão. “A satisfação e a vontade de trabalhar destes agricultores é impressionante e emocionante. Ações como esta são de extrema importância para as famílias beneficiadas e essenciais para o desenvolvimento da agricultura no país”, afirma o extensionista Marcony Vinícius Januário Teixeira.

Assim como acontece em outros municípios, em São Pedro do Suaçuí a distribuição é desenvolvida em parceria com a prefeitura. O município é um dos atendidos pela unidade regional da Emater-MG em Capelinha. A regional, de acordo com o previsto, já enviou sementes para 21 municípios, beneficiando 1.733 famílias.