Agência Reguladora participa de discussão do Plano Mineiro de Segurança Hídrica

Oficinas de elaboração do PMSH focaram mapeamento de áreas prioritárias 

  • ícone de compartilhamento

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae - MG) participou de encontro organizado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para discussões do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) na terça-feira (29/8). 

Realizado em dois dias o evento contou com oficinas técnicas para a continuidade de elaboração do plano, com especial enfoque para  apresentação do mapeamento de áreas prioritárias para a segurança hídrica de Minas Gerais.  

Diretora da Arsae, Deborah Carvalho considera o encontro fundamental. “A discussão sobre a segurança hídrica demanda abordagem coletiva e colaborativa. Dessa forma, estratégias multidimensionais para enfrentar desafios presentes e melhorar condições para o futuro podem ser pensadas, discutidas e definidas. Nós da Arsae-MG estamos sempre muito abertos à colaboração. Alguns eixos estruturantes de análise passam naturalmente por questões de saneamento e, por isso, será um prazer continuar contribuindo com o que for possível”, destaca.  

Diretrizes 

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica propõe o desenvolvimento de ações estratégicas, integradas e permanentes para a revitalização das bacias hidrográficas, recuperação da cobertura vegetal, controle da poluição e uso racional dos serviços ecossistêmicos disponíveis no estado. 

A iniciativa integra o Programa Estratégico de Segurança Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas de Minas Gerais – Somos Todos Água, um dos projetos prioritários do Governo de Minas no triênio 2020-2023. A Arsae-MG tem contribuído com comentários e sugestões especialmente nos documentos relacionados a investimentos, abastecimento de água e esgotamento sanitário. 



Últimas