Adolescentes do Centro Socioeducativo de Sete Lagoas concluem curso profissionalizante

Jovens acautelados na região Central do estado receberão certificado de bombeiro hidráulico e eletricista

Divulgação / Sejusp

Oito adolescentes em cumprimento de medida no Centro Socioeducativo (CSE) de Sete Lagoas, na região Central de Minas, concluem, nesta sexta-feira (6/12), cursos técnicos para bombeiro hidráulico e para eletricista na Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (Fumep). O aprendizado do ofício é importante para abrir novos caminhos para quando os jovens deixarem a unidade.

Os acautelados foram igualmente distribuídos em cada uma das duas turmas, nas quais estiveram durante o período da tarde nos últimos dois meses. Pela manhã, eles frequentam o ensino médio na mesma escola.

O programa ocorre em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e com o Poder Municipal, desde 2015. A prefeitura oferece transporte para os jovens, que são acompanhados por agentes da unidade. No total, 254 rapazes do CSE já se beneficiaram da formação técnica, cujas áreas de atuação foram escolhidas a partir de demandas feitas por eles.

Normalmente, a grade da educação profissionalizante na Fumep dura dois anos. No entanto, devido à brevidade das medidas cautelares no socioeducativo, a ementa foi adaptada para que fosse concluída em apenas dois meses. Assim, os alunos deixam a fundação com noções básicas para construir toda a estrutura hidráulica ou elétrica de uma residência.

De acordo com a diretora de atendimento da unidade, Carine Cota, o retorno apresentado pelos professores é de que os alunos apresentam excelente desenvolvimento e reiteram com frequência a relevância das aulas para o futuro deles. “Os cursos profissionalizantes são extremamente valorizados pelos adolescentes. Eles adquirem conhecimento técnico e profissional, para que consigam ter perspectivas concretas de inserção no mercado de trabalho”, afirma.

Na segunda-feira (9/12), a exibição de um filme relacionado ao conteúdo do curso e a entrega de certificados fecham as atividades do ciclo. As próximas classes serão abertas em fevereiro de 2020.